35.2 C
Três Lagoas
sábado, 25 de abril, 2026

Instituto denunciado pelo Fantástico concedeu prêmios a políticos de Três Lagoas

09/08/2018 11h32
Por: Ana Carolina Kozara

Uma reportagem que foi ao no Fantástico neste domingo (5) mostrou o comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais de todo o Brasil. A entidade, intitulado UBD (União Brasileira de Divulgação) de Pernambuco já concedeu títulos para políticos de Três Lagoas.

Um dos casos no município foi o da ex-prefeita Márcia Moura que em 2015 foi agraciada com o prêmio “Gestora Nota 10” de acordo com pesquisa Nacional de Utilidade Pública da entidade ela estaria entre os 100 melhores prefeitos do Brasil.

O caso esta sendo investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e de acordo com o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, a premiação visa claramente a promoção pessoal do gestor, do agente publico e, de outro lado, o lucro das empresas e o critério para a premiação são aqueles prefeitos que se dispuseram a custear com verba pública o lucro da empresa que promove esse falso evento.

Para mostrar a falta de critérios na hora de conceder esse tipo de premiação, a reportagem conseguiu negociar a compra de um diploma para um jumento – o jumento Precioso. Para mostrar como a UDB vende prêmios, o repórter da RBS TV mandou uma mensagem para o celular da empresa.

Quando começa a conversa, o repórter se apresenta como assessor de prefeituras gaúchas. Em pouco tempo, fecha a compra da premiação do “prefeito Precioso” por R$ 1.480. Na véspera do evento da UBD em Recife, a reportagem entrega o dinheiro ao dono da empresa, Fernando Vieira da Cunha, e recebe a medalha e o diploma.

(Com informações do G1)



https://youtube.com/watch?v=Xh8gJe1obuY

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa do Procon aponta grande variação de preços para o Dia das Mães

Levantamento revela diferenças significativas em calçados, roupas, perfumes e presentes tradicionais, reforçando a importância da pesquisa antes das compras

Mulher é detida após agredir motociclista e causar confusão em rua do bairro Santos Dumont

Suspeita foi contida por populares e encaminhada à delegacia após comportamento agressivo

PRF recupera veículo furtado após perseguição e acidente na BR 262 em Três Lagoas

Motorista desobedece ordem de parada, foge, bate em caminhonete e escapa a pé, onde carro havia sido furtado no mesmo dia em SP