29.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026

Instituto Butantan solicita aprovação da primeira vacina de dose única contra Dengue

O Instituto Butantan entregou hoje (16) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos necessários para a aprovação de sua vacina contra a dengue, a primeira do mundo em uma única dose. Caso a autorização seja concedida, o instituto terá condições de produzir 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde nos próximos três anos.

Nesta segunda-feira, três pacotes de informações sobre o imunizante foram encaminhados à Anvisa, completando a última etapa do processo de autorização para a fabricação da vacina Butantan-DV. Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, destacou a importância desse avanço: “É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”.

O último participante dos ensaios clínicos do imunizante completou o acompanhamento em junho, após cinco anos de ensaios e observação. A New England Journal of Medicine publicou recentemente os dados de segurança e eficácia da candidata à vacina, mostrando uma eficácia geral de 79,6% para prevenir casos de dengue sintomática. A The Lancet Infectious Diseases também publicou dados da fase três do ensaio clínico, indicando uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.

Se a Anvisa aprovar o imunizante, o Butantan estima que poderá fornecer um milhão de doses no próximo ano, e outras 100 milhões de doses entre 2026 e 2027. As informações enviadas à Anvisa detalham os processos de fabricação da vacina, demonstrando como os testes de formulação e envase cumprem os requisitos da agência.

A fábrica da vacina, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, já foi inspecionada e suas instalações aprovadas pela Anvisa. Em caso de autorização para a fabricação do imunizante, o Butantan deverá enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos. Após isso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisará a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde, considerando pontos como redução de internações, absenteísmo ao trabalho, benefícios e riscos a longo prazo para a população brasileira.

Com informação Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto gratuito leva saúde e qualidade de vida a moradores do Jardim Nova Europa

Iniciativa voluntária do educador físico Josemar Batista oferece hidroginástica a pessoas encaminhadas pelo SUS e atende principalmente idosos e pacientes com dores crônicas Um projeto...

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação

“Seguimos com um mercado aquecido”, diz diretora da FUNTRAB sobre emprego formal em MS

Marina Dobashi explicou que estado manteve mais de 709 mil empregos com carteira assinada em 2025, impulsionado pela expansão industrial e investimentos em celulose