28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

INSS vai ressarcir mais de 1,2 milhão de aposentados por descontos indevidos até quinta-feira

Pagamentos começaram no dia 24 e seguem até o fim do mês; valor será corrigido pela inflação e pago em parcela única

Até a próxima quinta-feira (31), cerca de 1,2 milhão de aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios serão ressarcidos, segundo anunciou na última terça-feira (29) o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. O número total de beneficiários contemplados até o fim do mês deve chegar a 1.238.779, o equivalente a 91,4% dos que aderiram ao acordo de devolução.

Os pagamentos, iniciados no último dia 24, estão sendo feitos por ordem de adesão e em parcela única, com correção pelo IPCA, índice oficial da inflação. A estimativa do governo é que o ressarcimento custe R$ 3,3 bilhões, oriundos de crédito extraordinário aberto por medida provisória. Por estar fora do arcabouço fiscal, o gasto não impacta as metas de resultado primário nem os limites de despesas públicas.

Segundo o INSS, mais de 2,3 milhões de segurados relataram ter sofrido descontos indevidos de entidades de aposentados e pensionistas e, até agora, 1,35 milhão aderiu ao acordo – o que representa 58,1% dos aptos.

A adesão segue aberta até 14 de novembro e pode ser feita de forma gratuita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios. O beneficiário precisa ter contestado o desconto e não ter recebido resposta da entidade em até 15 dias úteis para se qualificar.

O INSS está enviando mensagens via WhatsApp aos beneficiários elegíveis e conta com o apoio dos bancos pagadores para divulgar a informação. A central 135 está disponível para esclarecimentos, mas não realiza adesões.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026