15.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

INSS vai adiar mais uma vez a reabertura das agências

A nova previsão é que as agências voltem a funcionar para o público no dia 31 de agosto ou 8 de setembro.

17/08/2020 08h45
Por: Julia Vasquez

BRASIL – O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, informou em audiência com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Previdência Social (Fenasps), na tarde da última esta quinta-feira (13), que a retomada do atendimento presencial nas agências será novamente adiado.

Nova data

Essa será a sexta vez que a autarquia muda a data para a reabertura. A nova previsão é que as agências voltem a funcionar para o público no dia 31 de agosto ou 8 de setembro.

Em live transmitida após a reunião, o diretor da Fenasps Cristiano Machado afirmou que os servidores são contra a retomada das atividades presenciais no dia 24 de agosto, como foi anunciado pelo INSS no final de julho.

Na abertura da audiência, o presidente do INSS afirmou que há previsão de possível reabertura das agências para o dia 31 de agosto ou 8 de setembro.

“Nós ressaltamos que no Brasil a pandemia está totalmente fora de controle, nós atingimos a marca de 100 mil mortos, e nesse cenário em que o governo não possui qualquer política de combate à pandemia, reabrir as agências continua sendo totalmente arriscado. Sabemos da situação que vai ser nas agências de aglomerações”, apontou o diretor da Fenasps.

Ela ainda ressaltou que a categoria está em trabalho remoto desde março e que com isso não há necessidade de retomar o atendimento presencial neste momento.

Também diretor da federação, Djalter Rodrigues afirmou que a entidade ainda questionou o presidente do INSS sobre a testagem dos servidores que voltarão às agências.

“Ele foi bem claro em dizer que não sabe, que solicitou ao Ministério da Saúde, mas ainda não teve resposta”, disse o sindicalista.

Para Thaize Antunes, diretora da Fenasps que também estava na audiência com Rolim, não existe protocolo seguro em meio à pandemia.

“Os servidores do INSS estão em teletrabalho, com estruturas precárias, sem nenhum aporte ou ajuda da autarquia, mas estão trabalhando e com mais produtividade do que nunca”.

A Secretaria de Previdência e o INSS foram procurados, mas não se pronunciaram sobre o assunto.

Com informações do Jornal Extra.

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana