Serviços haviam sido suspensos temporariamente para manutenção e modernização da infraestrutura tecnológica
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou, nesta semana, o atendimento presencial nas agências de todo o país, após a conclusão de uma pausa programada para manutenção e atualização dos sistemas.
Com o restabelecimento dos serviços, voltaram a operar normalmente a Central 135 e todos os atendimentos presenciais oferecidos pelo órgão. Além disso, o simulador de aposentadoria, disponível no aplicativo Meu INSS, deve ser reativado nesta quarta-feira (4).
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a interrupção foi necessária para a conclusão do processo de migração tecnológica conduzido pela Dataprev, empresa pública responsável pela gestão dos sistemas das políticas sociais. A atualização envolveu a substituição do último computador de grande porte por uma plataforma mais moderna, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e melhorar o desempenho dos serviços digitais.
A Dataprev informou que cerca de 220 profissionais atuaram diretamente na migração, realizada entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, período em que os sistemas ficaram temporariamente indisponíveis.
Mesmo com o alto volume de acessos — o aplicativo Meu INSS registrou, em 2025, uma média de 134 milhões de acessos mensais — o ministério avaliou que a atualização foi concluída com sucesso.
Para minimizar os impactos aos segurados, o INSS antecipou perícias médicas e avaliações sociais previstas para o período da interrupção e autorizou o reagendamento para aqueles que não puderam comparecer.
Com a modernização da infraestrutura, o Ministério da Previdência Social espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento, que atualmente leva cerca de 96 horas, para 48 horas, além de ampliar e aprimorar os serviços digitais oferecidos à população.
Com informações jornal Midiamax


