36.9 C
Três Lagoas
sábado, 22 de novembro, 2025

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Houve aumento de 23% no volume de solicitações


Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, como aposentadoria, pensão e salário-maternidade.

A proposta para o novo comitê, segundo o governo, é monitorar, avaliar e propor soluções para o aumento de 23% no volume de novos pedidos recebidos pela autarquia.

O INSS argumenta que, apesar do crescimento no número de pedidos da fila, o tempo médio para a concessão de benefícios tem apresentado queda. Atualmente, esse período é de 35 dias.

Pendências

Dados do INSS mostram que há 920 mil processos que podem ser resolvidos diretamente pelo instituto. Além desses casos, o novo comitê vai buscar “soluções e melhorias” para 1,9 milhão de pedidos que apresentam pendências externas, como aqueles casos com ausência de documentos e biometria. 

O prazo final para os trabalhos do comitê é 30 de junho de 2026.

Conforme o INSS, o presidente do órgão, Gilberto Waller, destacou que apenas um terço da fila está sob a governabilidade do INSS. Ele reconheceu o trabalho dos mutirões para diminuir a fila.

Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Preço das passagens aéreas em debate

Audiência pública busca esclarecer fatores que encarecem o transporte aéreo e pressionam economia e desenvolvimento regional A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizará,...

Especialista alerta para urgência do saneamento na crise climática

Associação ligada à ONU coloca água e esgoto como centrais no debate Cerca de 3,4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso...

Entidades da indústria e do agro celebram fim da taxa de 40% dos EUA

Tarifa foi revogada para café, carne, banana, açaí, tomate e outros A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar as tarifas de...