17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Inglaterra e França fazem clássico para enterrar fracassos recentes e crises

Esporte – 11/06/2012 – 08:06

Rivais históricos, seleções se enfrentam em Donetsk pelo Grupo D da Euro 2012 com transmissão ao vivo a partir das 13h (de Brasília)

O que está em jogo em Donetsk (Ucrânia) nesta segunda-feira são mais do que três pontos e uma boa estreia no Grupo D da Euro 2012. Duas das seleções mais tradicionais do futebol europeu e rivais históricos, França e Inglaterra entram em campo às 13h (horário de Brasília) para deixar para trás um passado recente de fracassos nos gramados e crises fora dele. A partida terá transmissão ao vivo no GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV.

A seleção francesa foi eliminada na primeira fase nos dois últimos grandes torneios que disputou, a Euro 2008 e a Copa do Mundo de 2010. Nesta última, com direito a greve de jogadores e o atacante Nicolas Anelka sendo mandado de volta para casa durante a competição. Campeão mundial em 1998 e europeu em 2000 como jogador, Laurent Blanc mostrou-se o técnico certo para arrumar a casa. Sua equipe está invicta há 21 partidas. Mas o percurso também incluiu suas polêmicas.

Em maio do ano passado, Blanc teve seu nome envolvido numa polêmica sobre um projeto secreto da Federação Francesa para limitar o número de jogadores negros e de origem norte-africana nas categorias de base. O treinador foi inocentado numa investigação do Ministério dos Esportes da França mas repreendido por ter tomado parte numa reunião sobre o assunto. Agora, encara seu primeiro grande torneio e tenta aliviar a pressão por resultados apontando a Euro 2016 dentro de casa como a prioridade dos Bleus.

  • Tudo o que vier antes de 2016 será apenas parte da preparação para chegar com uma equipe forte e que nos dê condições de dizer que vamos entrar para vencer. Nesta Euro 2012, o nosso objetivo é passar da primeira fase. A partir daí, tudo pode acontecer – afirmou Blanc, que tem como principal dúvida para estreia o volante Yann M’Vila, voltando após uma lesão no tornozelo, e que deve dar lugar Alou Diarra.

No caso da Inglaterra, o histórico de derrotas é bem mais longo do que o francês e as crises são mais recentes. O homem escolhido para comandar a seleção, Roy Hodgson, assumiu o cargo somente em maio e já foi retratado até como Cristo Redentor por uma empresa de apostas britânica. Até fevereiro, o treinador era o italiano Fabio Capello, que deixou o cargo após a decisão da Federação Inglesa de tirar do zagueiro John Terry a braçadeira de capitão por causa da acusação de insultos racistas contra Anton Ferdinand, irmão do ex-companheiro de Terry na zaga da seleção Rio Ferdinand.

A polêmica aumentou quando Hodgson decidiu não convocar Rio Ferdinand para a Euro mesmo após o corte do zagueiro Gary Cahill. Contra a França, Joleon Lescott deve atuar ao lado de John Terry. Problemas de lesão foram muitos e nomes importantes como os meias Frank Lampard e Gareth Barry estão fora do torneio. Para piorar, o grande nome da equipe, Wayne Rooney, somente poderá entrar em campo na terceira rodada, contra a Ucrânia, por estar cumprindo suspensão pela expulsão num jogo contra Montenegro nas Eliminatórias.

  • Temos um time de jogadores que são astros na Premier League, mundialmente reconhecida como uma grande liga, e eu os vejo jogando em alto nível a cada semana. Eu espero que eles possam fazer o mesmo quando entrarmos em campo contra a França – disse Hodgson, primeiro treinador inglês da seleção desde Kevin Keegan na Euro 2000.

Mais do que os franceses, que contam com nomes como Karim Benzema e Franck Ribery em plena forma, os ingleses usam os problemas médicos e disciplinares para tentar emplacar a imagem de azarões. Pela primeira vez em mais de duas décadas, a equipe chega sem grandes expectativas e sem ser considerada “a melhor desde o título mundial de 1966”. Mas numa chave contra Suécia e Ucrânia, se não passarem de fase, tanto os Três Leões quanto os Bleus terão que ver novamente a palavra vexame estampada nos jornais na volta para casa.

França: Lloris, Debuchy, Mexes, Rami, Evra, Cabaye, Diarra, Malouda, Nasri, Ribery, Benzema.

Inglaterra: Hart, Johnson, Terry, Lescott, Cole, Milner, Gerrard, Parker, Downing, Welbeck, Young.

Técnico: Laurent Blanc Técnico: Roy Hodgson

Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA) Auxiliares: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)

Estádio: Donbass Arena, Donetsk.

Data: 11/06/2012. Horário: 13:00 (de Brasília)

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...