21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Inflação oficial sobe em janeiro; feijão fica 15% mais caro

Geral – 10/02/2012 – 11:02

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,56% em janeiro, acima dos 0,50% de dezembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira. Nos últimos 12 meses, o índice situou-se em 6,22%, ligeiramente abaixo dos 12 meses imediatamente anteriores (6,50%). Em janeiro de 2011, a taxa havia ficado em 0,83%. A maior parte do índice do mês foi decorrente do grupo alimentação e bebidas (0,86%). O feijão carioca liderou o aumento no grupo no mês, passando de 8,84% em dezembro para 15,06% em janeiro.

Os grupos alimentação e transportes (que teve alta de 0,69%) corresponderam a 0,34 ponto percentual do índice de janeiro, conforme o IBGE. Os alimentos ficaram com 0,20 ponto e os transportes com 0,14 e, juntos, os dois grupos foram responsáveis por 61% do IPCA.

As carnes, que vinham liderando os principais impactos nos meses anteriores, reverteram o movimento, com uma queda de 0,64% contra a alta de 4,11% em dezembro. No mês de janeiro, ocorreu queda também nos preços de açúcar cristal, açúcar refinado, leite longa vida, pão francês e frango em pedaços. Além da alta do feijão, outros produtos tiveram aumentos expressivos como a cenoura (de -4,95% para 11,29%), tomate (de 1,04% para 8,09%), batata-inglesa (de -4,46% para 8,01%), feijão preto (de 0,55% para 5,42%) e hortaliças (de -1,46% para 4,56%).

No grupo transportes, as tarifas dos ônibus urbanos foram responsáveis pelo maior impacto individual do mês, de 0,07 ponto percentual, após a alta de 2,34%. Segundo o IBGE, subiram ainda os preços de passagens aéreas (de -2,05% para 10,61%), tarifas dos ônibus intermunicipais (de 0,54% para 3,23%), seguro voluntário (-6,86% para 2,69%) e conserto de automóvel (de 0,49% para 0,71%).

Os combustíveis tiveram a queda mais representativa no grupo, de 0,35% para -0,45%, especialmente por conta da gasolina, que passou da alta de 0,30% para queda de 0,35%, e do etanol, que foi de 0,74% para -1,25%.

Analistas ouvidos pela Reuters previam que o indicador teria alta de 0,55% em janeiro, acumulando em 12 meses alta de 6,2%.

Resultados

De acordo com a coordenadora de índice de preços do IBGE, Eulina Nunes, o resultado do IPCA no mês de janeiro foi positivo. “Apesar da aceleração em relação a dezembro, a taxa apresenta declínio nos últimos doze meses. É o menor resultado desde março do ano passado, quando a ficou em 6,30%”, diz.

Para ela, os grandes grupos de produtos apresentou crescimento, com destaque para habitação e transporte. “No caso da alimentação, apesar da queda na variação, os produtos que subiram, subiram muito, influenciando o aumento do índice”, conta.

Conforme Eulina, o Estado do Rio de Janeiro teve peso alto. “O Rio de Janeiro foi o responsável pelo maior índice de inflação do Brasil com 1,11% de IPCA, contra 0,66% em dezembro. Isso ocorreu principalmente por conta do aumento dos transportes urbanos e da alimentação, por conta das chuvas na região serrana, principal produtor de hortifrutigranjeiros na região. O que ajudou a aliviar a taxa de transportes foi combustível. Gasolina e Etanol também tiveram queda”, conta.

Conforme a coordenadora, a redução do preço das carnes foi provocada pela rotina de alimentação modificada pelas férias, o que faz com que os movimentos de compra e venda sejam fracos. “A seca no Sul obrigou os pecuaristas a aumentarem o abate, o que ampliou a oferta de carne e forçou queda dos preços”, diz.

Segundo ela, as chuvas Influenciaram a alta de feijão, cenoura e tomate. Em 2011, o ganho dos produtores de feijão foi mais baixo e quando isso acontece, o produtor diminui a área plantada no ano seguinte e, com menor oferta, o preço tende a subir. Outros impactos no índice do mês foram: hotéis, por conta das férias, e excursão.

Para fevereiro, é possível que as tarifas transporte urbano voltem a gerar reflexos no índice, já que devem ocorrer rejustes em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Recife e no Rio de janeiro. Educação também deve aumentar, com os reajustes das mensalidades a partir do início do ano letivo

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira tem previsão de sol e temperaturas mais amenas em Três Lagoas

Sistema de alta pressão garante tempo mais firme, mas ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, segundo o Cemtec/MS

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.