23.3 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

Inflação desacelera em março, mas alimentos seguem pressionando famílias de baixa renda

A inflação caiu em março para todas as faixas de renda, segundo o Ipea. Para as famílias de renda muito baixa, a taxa passou de 1,59% para 0,56%, e para as de renda alta, de 0,9% para 0,6%. A desaceleração nas faixas de menor renda foi puxada pela estabilidade nas tarifas de energia elétrica e quedas nos preços do transporte público, como ônibus e metrô.

Já nas famílias de renda mais alta, o principal alívio veio do setor de educação, com a redução do impacto dos reajustes escolares.

Apesar da melhora geral, os alimentos voltaram a pesar no bolso das famílias mais pobres, com fortes altas nos preços de ovos (13,1%), café (8,1%), leite (3,3%) e tomate (22,6%). Em contrapartida, houve queda em itens como arroz, feijão-preto, carnes e óleo de soja.

Para os mais ricos, os maiores aumentos foram em passagens aéreas (6,9%) e serviços de lazer (1,2%).

Na comparação com março de 2024, a inflação subiu para todas as rendas, especialmente nas classes mais altas. No acumulado de 12 meses, a inflação foi de 5,24% para a renda muito baixa e de 5,61% para a alta. Os principais vilões nesse período foram alimentos, transportes e saúde, com destaque para carne (21,2%), café (77,8%), e combustíveis como etanol (20,1%).

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em ação da Força Tática

Foram encontradas algumas porções de crack e alguns objetos ligados à comercialização de entorpecentes

“Da dor nasceu um espaço de amor e respeito”, descreve Diógenes Marques sobre o ‘Mata Cascalheira’

Empresário contou como o diagnóstico do filho inspirou a criação de um dos principais espaços de ecoturismo inclusivo de Três Lagoas

Casal suspeito de matar “Tuca” com golpe de faca é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Vítima foi encontrada morta dentro de casa no bairro Quinta da Lagoa, onde crime é investigado como homicídio duplamente qualificado