Economia – 20/05/2013 – 17:05
O Dia dos Namorados deverá injetar nos caixas do comércio de Mato Grosso do Sul, neste ano, R$ 176,8 milhões, segundo estimativa da Federação do Comércio de MS (Fecomércio) e da Fundação Manoel de Barros. O montante é 17% maior que o do ano passado, de R$ 151 milhões mas, ao contrário do que parece, não retrata melhor consumo e mais lucros para o varejo, conforme explica o economista Thales de Souza Campos.
“Isso não é um reflexo quantitativo e sim qualitativo. Por conta da inflação os produtos tiveram seus valores aumentados – o consumidor não está comprando mais, apenas pagando mais caro e isso não reflete na lucratividade dos lojistas”, pondera.
Ele ressalta que, como a inflação é sentida em todos os elos da cadeia, o comerciante só sairia ganhando se houvesse maior escala de vendas, o que não deve ocorrer neste ano, já que houve queda no percentual de 81% para 79%, dos que vão às compras para o Dia dos Namorados.
Desde o início do ano, as datas comemorativas não têm apresentado bom desempenho para o setor varejista. Apesar das altas taxas de emprego e renda, o cenário de 2013 no quesito rentabilidade das empresas é bem complexo e, segundo o pesquisador José Francisco dos Reis Neto, por conta do ciclo da economia, sinais de crescimento, só devem ser notados novamente entre 2014 e 2015.
Fonte: Correio do Estado