21.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de julho, 2025

Infestação de ratos no complexo de ensino da PMDF

O Complexo de Ensino da Polícia Militar do Distrito Federal (Cepom/PMDF) está enfrentando uma infestação de ratos que tem causado problemas sérios para os alunos do 11° Curso de Formação de Praças (CFP XI). Os roedores roeram mochilas, pertences dos alunos e disseminaram doenças. Alguns policiais em formação já foram diagnosticados com doenças provocadas pelo contato com as fezes e urina dos ratos.

Um vídeo gravado em uma das salas do Cepom mostra uma trilha de fezes deixada pelos ratos e uma mochila rasgada, supostamente roída pelos animais. Alunos relataram que a infestação começou em novembro de 2024 e que, desde então, sintomas de infecção, como vômitos, diarreia, dores estomacais e mal-estar, têm surgido entre PMs e alunos. Ratos mortos chegaram a ser encontrados na caixa d’água, agravando a situação.

Denúncias e desabafo dos alunos

Um dos entrevistados desabafou sobre os problemas psicológicos enfrentados por alunos, alguns dos quais estão tomando medicamentos tarja-preta. “A água está contaminada, e a PMDF, inerte”, afirmou. Denúncias e pedidos de ajuda foram feitos à coordenação do curso, mas teriam sido ignorados.

Resposta da PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que a Escola de Formação de Praças, localizada no Complexo de Ensino da Polícia Militar-Taguatinga Norte, foi atendida preventivamente no dia 6 de dezembro de 2024 pelo Departamento de Logística e Finanças, com dedetização e desratização em todo o Complexo. Há duas semanas, novos venenos foram inseridos para eliminar eventuais focos. Além disso, foram iniciadas a limpeza e reorganização dos depósitos e espaços físicos, e novos contêineres de lixo foram recebidos e realocados para atender aos alunos.

Medidas adotadas

A PMDF também informou que houve a reforma de banheiros, vestiários e salas de aula para melhorar as condições dos Policiais Militares. O efetivo de serviço interno tem sido dispensado diariamente às 19h para evitar contaminação ou desconforto, e todo Policial Militar que apresenta ou solicita apoio para atendimento médico é prontamente atendido e acompanhado pela coordenação do CFP.

No dia 7 de janeiro, foi solicitada novamente a desratização de todo o complexo, devendo ocorrer nos próximos dias.

Com informações Metrópoles

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados...

Fiocruz alerta: casos graves de infecção respiratória ainda preocupam, apesar de queda

Boletim InfoGripe mostra que crianças pequenas são as mais afetadas e influenza A é principal causa de mortes entre idosos O número de casos de...

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...