Milhares de trabalhadores da indústria estão sendo vacinados contra a gripe (influenza) e outras doenças em uma mobilização nacional que leva imunizantes diretamente aos locais de trabalho. A ação, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, é uma continuidade do Dia D de Vacinação, que já imunizou 1,5 milhão de pessoas.
Pontos de vacinação foram instalados em empresas de 25 estados e do Distrito Federal, facilitando o acesso dos profissionais da indústria, que muitas vezes não conseguem se vacinar nos horários tradicionais das unidades de saúde.
“É o SUS chegando onde as pessoas estão, para proteger vidas e mostrar que a vacina é segura”, afirmou Ilano Barreto, secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, durante visita a uma gráfica no Rio de Janeiro.
Segundo o Serviço Social da Indústria (Sesi), a meta é vacinar 1 milhão de trabalhadores até junho. Para o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, levar a vacinação até as empresas garante o acesso à saúde para quem tem pouco tempo disponível.
A iniciativa tem sido bem recebida. Edna Maria, funcionária de uma confecção, aproveitou a presença de um ponto de vacinação próximo ao seu trabalho, em São Cristóvão (RJ), para se imunizar. “Às vezes falta tempo para ir ao posto. Quando vi a tenda aqui, aproveitei”, contou.
Com informações Agência Brasil