21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Indústria abre 8,2 mil novas vagas de trabalho no 1º semestre

Economia – 26/07/2012 – 13:07

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, abriu, de janeiro a junho deste ano, 8.270 novos postos formais de trabalho, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, o destaque foi para o segmento da indústria da transformação, com a abertura de 5.100 vagas, enquanto a indústria da construção civil criou 2.828 vagas.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, mês a mês o setor industrial no Estado tem registrado crescimento na criação de novos postos de trabalho, ficando atrás somente do setor de serviços, com 10.588 vagas, e à frente dos setores agropecuário, com 2.859 vagas, comércio, com 1.143 vagas, e administração pública, com 111 vagas. “Proporcionalmente, Mato Grosso do Sul é o 4º maior gerador de empregos no País, ficando à frente de Estados como Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa posição no ranking nacional do Estado foi alavancada, em grande parte, pelo setor industrial”, destacou.

Além disso, no 1º semestre, a indústria manteve elevada participação sobre o saldo total de empregos formais criados em Mato Grosso do Sul, alcançando 36% do total de 22.971vagas abertas no período, perdendo apenas para o setor de serviços, que obteve o índice de 46,1%. Para se ter ideia, apenas no mês de junho, o segmento industrial sul-mato-grossense gerou 489 postos formais de trabalho, correspondendo a 33,5% do total de 1.459 novos empregos criados no Estado no mês, ficando atrás, somente, do setor agropecuário, que, no mesmo período, registrou a abertura de 542 vagas, respondendo por 37,1% do total.

Com o saldo obtido em junho, Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 607.343 postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 5,06% sobre o estoque total verificado ao fim de 2011. Na mesma comparação, o estoque por segmento econômico passou a ser de 162.506 postos formais de trabalho no setor de serviços (+7,21%), 133.974 empregos na administração pública (+3,06%), 130.343 na indústria (+6,77%), 114.385 no comércio (+1,05%) e 66.135 na agropecuária (+4,28%).

Ainda com o saldo acumulado até junho de 2012, ou seja, 130.343 empregos formais, a indústria manteve a parcela de 21,5% de todo o emprego formal existente hoje no Estado, atrás somente dos serviços (26,8%) e da administração pública (22,1%). “Com o resultado obtido no mês, junho de 2012 passou a registrar o maior contingente de empregos formais já alcançado pela indústria no Estado. Além disso, até o momento foram registradas três quebras sucessivas de recorde no estoque total do emprego industrial em Mato

Grosso do Sul”, pontuou o presidente da Fiems.

Índice de Evolução do Emprego

Já com relação ao Índice de Evolução do Emprego Formal na Indústria, o segmento industrial, na posição verificada em junho, foi de 190,9 pontos, indicando um crescimento de 91% sobre o estoque do ano base de 2005, quando o setor tinha 68.269 trabalhadores. Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 162,9 pontos e crescimento de 63%, o comércio com 142,9 pontos (+43%), a agropecuária com 120,4 pontos (+20%) e administração pública com 115,3 pontos (+15%). No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 144,9 pontos (+45%).

Segundo o Radar da Fiems, constata-se deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2012, até o mês de junho, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 32% maior que o apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 17%, 34%, 59% e 66%, respectivamente.

Já na comparação com o mês imediatamente anterior, os índices de evolução do emprego na indústria, serviços, agropecuária e comércio apresentaram desempenhos equivalentes a 0,6%, 0,5%, 1% e 0,3%, respectivamente. Já a administração pública na mesma comparação, não apresentou alteração em seu índice. Por fim, quando comparado com igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal teve o seguinte desempenho: emprego total

(+3,3%), serviços (+6,3%), comércio (+4,2%), indústria (+4,7%), administração pública (0,0%) e agropecuária (-0,8%).

NOTA TÉCNICA – A classificação utilizada pelo Sistema Fiems na apuração do emprego formal total existente nas atividades industriais do Estado utiliza-se do mesmo critério presente na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), organizada no âmbito da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), sob a coordenação de representante da Secretaria da Receita Federal e com a participação de representantes da administração tributária das esferas estadual e municipal e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por fim, vale ressaltar que este é o mesmo critério usado pelo IBGE no cálculo das Contas Nacionais para a apuração do Produto Interno Bruto (PIB) para o segmento industrial. A CNAE classifica como indústria as atividades pertencentes às seções B (indústrias extrativas), C (indústrias de transformação), D (eletricidade e gás), E (água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação) e F (construção civil).

Fonte: Ascom/FIEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...