25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de março, 2026

Índios Guarani-Kaiowá invadem mais uma fazenda

23/01/2014 – Atualizado em 23/01/2014

Índios Guarani-Kaiowá invadem mais uma fazenda em Japorã

Por: C.G.News

Um grupo de índios Guarani-Kaiowá ocupou na última segunda-feira (20), mais uma propriedade rural em Japorã, 487 quilômetros de Campo Grande. Dessa vez foi a estância Varago, no assentamento Indianópolis.

A estância é a segunda propriedade rural de Ivagner José Varago, 40 anos, que os indígenas ocupam em menos de 6 meses. “Em outubro de 2013 eles invadiram a Fazenda São José e, agora entraram na estância”, diz.

Os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá reivindicam há 10 anos a demarcação da área de 9,460 mil hectares, que fica próximo ao Rio Iguatemi, em Japorã. A Aldeia Porto Lindo, que fica ao lado da região das fazendas, possui cerca de cinco mil indígenas.

“Desde 2003 vivemos nesta situação, no entanto, já foi comprovado que a terra pertence aos índios. O jeito vai ser aguardar a indenização do Governo Federal pelas terras”, lamenta o proprietário rural. Pelo menos 15 propriedades estão ocupadas por índios no município.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Seu Abraço Aquece’ mobiliza MS e promete aquecer milhares de famílias neste inverno

Ação será lançada junto à Corrida dos Poderes e reforça corrente solidária com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade.

Vacinação contra gripe é antecipada em Três Lagoas

Município sai na frente do calendário estadual e inicia imunização contra Influenza antes do Dia D, ampliando proteção aos grupos de risco.

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quinta-feira (26)

São mais de 200 vagas em diversas áreas e níveis de escolaridade para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho em Três Lagoas.