26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Índios Guarani-Kaiowá invadem mais uma fazenda

23/01/2014 – Atualizado em 23/01/2014

Índios Guarani-Kaiowá invadem mais uma fazenda em Japorã

Por: C.G.News

Um grupo de índios Guarani-Kaiowá ocupou na última segunda-feira (20), mais uma propriedade rural em Japorã, 487 quilômetros de Campo Grande. Dessa vez foi a estância Varago, no assentamento Indianópolis.

A estância é a segunda propriedade rural de Ivagner José Varago, 40 anos, que os indígenas ocupam em menos de 6 meses. “Em outubro de 2013 eles invadiram a Fazenda São José e, agora entraram na estância”, diz.

Os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá reivindicam há 10 anos a demarcação da área de 9,460 mil hectares, que fica próximo ao Rio Iguatemi, em Japorã. A Aldeia Porto Lindo, que fica ao lado da região das fazendas, possui cerca de cinco mil indígenas.

“Desde 2003 vivemos nesta situação, no entanto, já foi comprovado que a terra pertence aos índios. O jeito vai ser aguardar a indenização do Governo Federal pelas terras”, lamenta o proprietário rural. Pelo menos 15 propriedades estão ocupadas por índios no município.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.