21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Indígenas do Amazonas vão exportar guaraná em grãos para a Europa

Economia – 11/05/2012 – 16:05

Parte de 416,6 toneladas em grãos será enviada para a Itália neste mês.

Em junho, o Guayapi Tropical, na França, receberá o produto.

O Consórcio dos Produtores dos Satere-Mawé, com abrangência nos municípios de Maués, Parintins e Barreirinha, formalizou convênio no valor de R$ 299,9 mil com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A parceria envolve a compra de guaraná em grãos, por meio do instrumento de apoio à comercialização denominado ‘Formação de Estoque ou CPR Estoque’, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

Aproximadamente 100 produtores indígenas estão formando estoque de 416,6 toneladas de guaraná em grãos. O produto está armazenado em um galpão, construído numa área cedida pela Diocese de Parintins, município a 420 quilômetros de Manaus. A previsão é que o guaraná seja enviado, neste mês, para o CTM Altro Mercato, na Itália, e, em junho, para o Guayapi Tropical, na França.

De acordo com Thiago Morandimi, responsável pelo suporte e gestão do Consórcio dos Produtores Satere-Mawé, a primeira tonelada de guaraná já está pronta para a exportação. O Guayapi Tropical e o CTM Altro Mercato compram o guaraná há cerca de 20 anos. “Nós também apoiamos o Projeto 20 kg. Esta era a quantia do guaraná quando foi levado pela primeira vez a Europa. Lá, ninguém conhecia o guaraná”, afirmou Thiago Morandimi.

Incentivo

Segundo o superintendente da Conab/AM, Thomaz Silva, este mesmo instrumento de apoio à comercialização também é operado com a Cooperativa Sagrado Coração de Jesus – ASCOPE, em Itacoatiarax, a 176 quilômetros da capital. No município, 25 produtores estão formando estoque de 100 toneladas de polpa de cupuaçu. Na Cooperativa Agropecuária Mista do Careiro da Várzeax, cidade a 22 quilômetros de Manausx, 17 produtores formam estoque de 9 toneladas de Queijo Coalho.

“A Conab está aberta ao recebimento de proposta dos grupos formais que desejam receber capital de giro para compra da produção, beneficiamento e comercialização num melhor momento do mercado”, declarou o superintendente.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...