19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Incentivo fiscal faz vendas de carros populares subirem mais de 11%

Iniciativa do governo federal já reduz preços e aquece setor automotivo com isenção de IPI para modelos mais eficientes

As vendas de veículos 1.0 cresceram 11,35% em julho de 2025 na comparação com o mesmo mês de 2024, impulsionadas pelo recém-lançado Programa Carro Sustentável. Em relação a junho deste ano, o aumento foi de 13%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Os números foram apresentados ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, neste sábado (2), durante visita a concessionárias em Brasília. Alckmin celebrou o resultado: “Isso é emprego na indústria e emprego no comércio”, afirmou.

Criado pelo governo federal para estimular a renovação da frota e reduzir a emissão de gases poluentes, o programa oferece isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos que atendam a quatro critérios: emissão inferior a 83g de CO₂ por km, uso de mais de 80% de materiais recicláveis, produção nacional e enquadramento como carro compacto.

Modelos populares como o Chevrolet Onix, Renault Kwid, Volkswagen Polo, Hyundai HB20, além dos Fiat Mobi e Argo, já foram credenciados e tiveram descontos que chegam a R$ 13 mil.

“É um sucesso. O presidente Lula zerou o IPI, e as montadoras também colaboraram com bons descontos”, destacou Alckmin.

Para veículos que não atendem aos critérios do IPI zero, será aplicado um novo sistema de tributação, com alíquotas iniciais de 6,3% para carros de passeio e 3,9% para comerciais leves. Esse cálculo será ajustado conforme fatores como eficiência energética, tipo de propulsão, potência, segurança e reciclabilidade, e começa a valer 90 dias após a publicação do decreto do programa.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...