22.2 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Incêndios florestais em 2024: crimes, seca extrema e alerta para o desmatamento em 2025

Em 2024, o Brasil enfrentou incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares, impulsionados principalmente por ações criminosas. O Ibama responsabilizou 242 pessoas por esses crimes, aplicando multas e sanções que somam mais de R$ 460 milhões. A autarquia também reforçou a prevenção, com notificações a proprietários em áreas de risco e aumento da fiscalização em campo.

A situação foi agravada pela seca extrema, especialmente na Região Norte, resultado de dois anos consecutivos de estiagem severa na Amazônia, associada às mudanças climáticas e ao fenômeno El Niño. Em 2025, no entanto, houve queda de até 70% nos focos de calor na Amazônia e de mais de 90% no Pantanal entre janeiro e abril. Ainda assim, o aumento recente do desmatamento na Amazônia e no Cerrado em abril acendeu um alerta no governo.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil elucida rapidamente morte de ‘Tchula’ e prende suspeito em flagrante

Investigações coordenadas pelo delegado Ricardo Cavagna, da SIG resultaram na apreensão das armas do crime e na identificação de outros envolvidos no crime.

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.