31 C
Três Lagoas
sábado, 21 de março, 2026

Incêndio que destruiu Atacadão de Campo Grande (MS) é o maior dos últimos anos, segundo Corpo de Bombeiros

Fogo atingiu grandes proporções, afugentou moradores e mobilizou quase todo efetivo de Bombeiros da Capital

14/09/2020 08h34
Por: Deyvid Santos

CAMPO GRANDE (MS) – O incêndio de grandes proporções que ainda atinge a loja do Atacadão, na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande (MS), destruiu o interior da estrutura é o maior dos últimos anos. Os últimos incêndios “emblemáticos” foram na Loja Paulistão, em 2012, e na Loja Planeta Real, em 2013, mas segundo o tenente-coronel Fernando Carminatti, eles não atingiram a mesma proporção do registrado ontem (13). Até o fechamento desta reportagem, o Corpo de Bombeiros ainda trabalhava no combate às chamas.

“Praticamente todo o efetivo de Campo Grande está aqui”, disse ele. Conforme o tenente-coronel, mais de 50 militares trabalham no local, sendo que militares voluntários que estavam de sobreaviso também foram chamados para ajudar no combate. Até às 5h30, 360 mil litros de água haviam sido usados para apagar as chamas.

Carminatti também informou que 11 viaturas estão no local, inclusive o veículo com a escada Magirus, de 60 metros, que estava em operação desde março, mas que foi “inaugurada” no último domingo. A corporação usou o equipamento para tentar controlar as chamas na parte de cima do atacadista.

A partir da meia-noite, depois de sete horas de trabalho, as equipes envolvidas na ocorrência começaram um revezamento devido ao desgaste. O combate ao incêndio contou com 53 militares e 14 viaturas. Pouco antes das 7h, um caminhão-pipa da Águas Guariroba chegou ao local.

Nesta manhã, o trabalho dos militares está concentrado na área dos fundos do atacadista, onde ainda existem focos de incêndio. Uma retroescavadeira está retirando o material queimado do local. Com a estrutura do prédio comprometida, o trabalho está sendo feito pela área externa.

Prateleira de álcool

Ainda não é possível determinar as causas do incêndio e o prédio só passará por perícia após o término dos trabalhos do Corpo de Bombeiros. Porém, segundo o tenente-coronel, informações levantadas com a brigada de incêndio do supermercado apontam que as chamas começaram nas gôndolas de produtos inflamáveis, por volta de 17h e rapidamente se espalharam.

Segundo informou a assessoria do atacadista, a brigada de incêndio atuou para esvaziar o local com o início do incêndio. Uma grande aglomeração de pessoas se formou no lado de fora do estabelecimento.

Vídeo mostra que funcionários até tentaram apagar as chamas quando ainda estavam pequenas, mas o jato de água não foi suficiente. Conforme apurou a reportagem, um grupo de funcionários ficou preso dentro do mercado e uma parede foi derrubada para fazer o resgate, porém o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou esta informação.

Por conta disso, o batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado e para controlar a multidão e também o trânsito na frente do local para que as viaturas pudessem andar com maior liberdade.

Material inflamável

Conforme Carminatti, como o estabelecimento trabalha com grande quantidade de produtos que foram sendo consumidos pelo fogo, o combate ao incêndio entrou na madrugada desta segunda-feira (14). Até o fechamento desta reportagem, o Corpo de Bombeiros ainda trabalhava no combate. Após o controle total, a corporação começa o serviço de rescaldo e por fim acompanham a situação no local para que não se formem novos focos.

Nos fundos no Atacadão, um tanque com óleo diesel estava preocupando os militares por conta do alto grau de inflamação. Esse material era usado para gerar energia para os equipamentos refrigeradores. Entretanto, o fogo em uma “montanha” de produtos próximo ao cilindro de diesel foi controlado.

Vizinhos

Devido a grandiosidade do incêndio, que atingiu grandes proporções, um residencial que fica atrás do atacadista foi evacuado e moradores das residências no entorno do local saíram de casa com medo. Uma das moradoras disse que as cenas eram de horror. Barulhos de explosões eram ouvidos a todo o momento.

Com informações do site Midiamax e Campo Grande News

Incêndio de grandes proporções no Atacadão em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki)

Foto: Henrique Arakaki

Foto: Henrique Arakaki

Focos de incêndio na

Foto: Henrique Kawaminami

Foto: Henrique Kawaminami

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cachorrinho desaparece na Vila Piloto e família oferece recompensa por informações

Pincher amarelinho, com uma pinta característica na cabeça, sumiu na região e mobiliza buscas entre moradores Um cachorrinho da raça pinscher está sendo procurado por...

MSGás homologa licitação para construção de gasoduto que liga Três Lagoas à Inocência

Obra vai garantir fornecimento de gás à mega fábrica de celulose da Arauco.

Mandado de prisão preventiva é cumprido pela Força Tática no Santa Luzia

Suspeito foi encaminhado à DEPAC após a confirmação de uma ordem judicial contra ele.