29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Incêndio destrói Museu Nacional; local completou 200 anos em junho

No museu, que foi residência da Família Real entre os anos de 1816 e 1821, haviam mais de 20 milhões de itens, alguns deles com milhares de anos.

03/09/2018 08h26
Por: Laís Eger Penha

Um incêndio na noite de domingo (02) destruiu um dos maiores patrimônios históricos do Brasil: O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ). O local, que completou 200 anos em junho deste ano, foi totalmente consumido pelo fogo.

O incêndio começou por volta das 19h30 e só foi controlado por volta das 2h de hoje (03). Por conter grande quantidade de material inflamável, o fogo se alastrou rapidamente por todo o edifício.

No museu, que foi residência da Família Real entre os anos de 1816 e 1821, haviam mais de 20 milhões de itens, alguns deles com milhares de anos. O museu foi criado por D. João VI em 1818.

Foi no palácio que abrigava o museu que, em 1822, a princesa Leopoldina assinou a declaração de independência do Brasil. O local também foi palco da primeira Assembleia Constituinte da República, que marcou o fim do império no país.

O acervo que existia no local foi formado ao longo de dois séculos, e dele faziam parte peças importantes da história, como por exemplo:

  • O Bendegó, maior meteorito já encontrado no Brasil, com mais de 5 toneladas e encontrado no século 18;
  • O fóssil humano mais antigo já encontrado no país, batizada de “Luzia”;
  • A primeira coleção de múmias egípcias da América Latina;
  • Móveis da antiga residência real;
  • O esqueleto de uma baleia jubarte e o Maxakalisaurus topai, o primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil.

Além desses, o museu continha diversas coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica, arqueologia e etnologia.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O local ainda possui focos de incêndio e, ao fim do trabalho do Corpo de Bombeiros, uma perícia será realizada no local para identificar o motivo do início do fogo.

Foto: G1.com - Ricardo Moraes/Reuters

Foto: Reprodução/ Roberto da Silva/ Museu Nacional

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é preso por feminicídio no Assentamento São Joaquim em Selvíria

Crime ocorreu na zona rural, onde Janete Feles Valoes, de 45 anos chegou a ser socorrida pelo filho, mas não resistiu aos ferimentos

Aulas da Rede Municipal de Educação retornam nesta terça-feira em Três Lagoas

Após período de organização e planejamento, escolas municipais retomam atividades e recebem alunos para o início do ano letivo

Casa do Trabalhador oferta 151 vagas em Três Lagoas

Funções como operador de processo de produção, oficial de serviços gerais e operador de passador concentram a maior parte das oportunidades nesta segunda-feira A Prefeitura...