11.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Inaugurada primeira biblioteca em terminal de ônibus

05/06/2014 – Atualizado em 05/06/2014

Campo Grande ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

Iniciativa dentro dos terminais permite que as pessoas levem as obras para casa e também façam doações

Por: MS Record

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria da Sociedade Comunitária Gibiteca, inaugura na próxima quinta-feira (5), às 15h, no Terminal Júlio de Castilho, a primeira biblioteca em terminal de ônibus na Capital. Nesta primeira etapa do projeto, serão contemplados cinco terminais: Júlio de Castilho, General Osório, Bandeirantes, Guaicurus e Aero Rancho.

Com o tema “Vamos fazer Campo Grande uma cidade de leitores”, o projeto pretende estimular o hábito da leitura dos usuários do transporte coletivo e, consequentemente, os campo-grandenses. O acervo inicial na biblioteca contará com 200 livros dos mais diversos gêneros e para todas as idades.

Há quase 20 anos, o professor e psicólogo Ronilço Guerreiro incentiva a leitura entre as crianças e jovens de Campo Grande. Idealizador do projeto, o professor pretende despertar o interesse das pessoas pela leitura. “Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, foi com a frase de Caio Graco que o professor Ronilço

Guerreiro resumiu seu trabalho em prol da leitura na Capital. “A intenção é provocar o interesse das pessoas pela leitura e aumentar o espírito de cidadania em nossa cidade. É através da cultura que podemos educar”, destacou. Na avaliação do diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, os terminais são lugares ideais para a implantação das bibliotecas, pois consegue alcançar um grande número de pessoas. Diariamente circulam pelas estações aproximadamente 80 mil usuários do transporte coletivo. “Enquanto o usuário aguarda pelo transporte poderá ler os livros da biblioteca. A leitura informa, educa e conscientiza. Com o projeto, será possível facilitar o acesso das pessoas à cultura”, disse.

Para a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, a educação não é somente focada no trânsito, nas suas vias, é ampliada através de ações que agregam a cultura, o social e a ética, “A leitura torna-se uma importante ferramenta para a sociedade, pois através dela consegue-se aprofundar valores e ampliar a visão sobre diversos temas”, falou.

A iniciativa dentro dos terminais permite que as pessoas levem as obras para casa e também façam doações. A manutenção dos pontos de leitura será realizada por jovens voluntários que serão responsáveis pela reposição dos livros e organização das estantes.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.