16.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Importadores de 50 países aproveitam o carnaval do Rio para fazer negócios

02/03/2014 – Atualizado em 02/03/2014

Por: Agência Brasil

Importadores de 50 países estarão no Brasil durante o carnaval para ver os desfiles das escolas de samba, mas a ideia não é apenas apreciar o espetáculo, mas que o comprador estrangeiro projete a imagem do Brasil no exterior e, também, feche negócios. São 314 compradores e formadores de opinião de 50 países que participam este ano do Projeto Carnaval da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do governo federal, que tem o objetivo de estreitar relações entre importadores estrangeiros e empresas do Brasil para gerar negócios. O Projeto Carnaval 2014 envolve 45 empresas nacionais e 27 entidades setoriais.

Como parte da agenda de encontros, os participantes acompanharão os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, nos próximos dias 2 e 3 de março, e no sábado das campeãs (8), em um ambiente preparado pela Apex-Brasil como uma casa tipicamente brasileira. Os alimentos servidos aos convidados divulgam também produtos nacionais.

O coordenador do Projeto Carnaval da Apex-Brasil, Diogo Akitaya, disse hoje (28) à Agência Brasil que a expectativa, nesta edição, é que possam ser gerados US$ 341 milhões em negócios durante os próximos 12 meses. Akitaya destacou entre os setores mais demandados pelos compradores estrangeiros os de alimentos e bebidas, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, cosméticos, máquinas industriais, economia criativa, moda e confecções, além de tecnologia da informação (TI), com destaque para software (programas de computador).

“O Brasil é conhecido pela questão da alegria, das festas como o carnaval. E a gente quer alinhar essa característica positiva do brasileiro com negócios. Por isso, a gente pegou a parte das escolas de samba e de todo o grupo do carnaval do Rio, que são um excelente exemplo de organização durante um ano inteiro para que isso ocorra. O empresário internacional que vem para cá vai ver essa característica toda do carnaval e vai alinhar ao esforço que o brasileiro pode fazer”.

Akitaya salientou que o período do carnaval é uma grande oportunidade para que os importadores estrangeiros conheçam de maneira mais profunda seus parceiros brasileiros, tudo relacionado ao negócio, para que o projeto gere isso. “E o carnaval é o ponto mais descontraído de tudo isso e permite que ele conheça a imagem do Brasil, que é fazer essa festa linda para o mundo”. A ideia é também que o comprador estrangeiro projete a imagem do Brasil no exterior.

Para Evandro Weber, da empresa Weber Haus, parceiro da Apex-Brasil há quatro anos em feiras internacionais, o Projeto Carnaval é uma oportunidade de ampliar as exportações da cachaça que fabrica no Rio Grande do Sul, entre outros produtos. Fundada em 1948, a Weber Haus produz desde a cana orgânica até o produto final para exportação. “Sempre trabalhamos com o segmento do consumidor final, incluindo lojas delicatessen, hotéis e restaurantes. No exterior, a gente está começando a entrar em redes de supermercados”, disse.

O trabalho da empresa é focado na qualidade do produto com o diferencial da embalagem. “Se o produto for bom, eles [consumidores] voltam a comprar. Por isso, tem que ter essa sintonia de beleza da embalagem com qualidade do produto final”. Segundo o empresário, as exportações representaram 35% do faturamento da empresa em 2013. A meta, até 2016, é que as vendas ao exterior alcancem 50% da receita. A Weber Haus cresceu 52% entre 2012 e 2013. Este ano, a perspectiva é aumento em torno de 30%.

A companhia representará o setor de cachaça para o mundo no projeto Seleção Brasileira de Alimentos e Bebidas, que a Apex-Brasil promoverá este ano no mercado internacional até junho. “Eu quero levantar a bandeira da cachaça brasileira”. O importador Valdir Aragoso participa do Projeto Carnaval deste ano e introduziu a cachaça Weber Haus em 17 estados norte-americanos, informou.

O Projeto Carnaval é efetuado pela Apex-Brasil desde 2009 e acumula um total de 1,5 mil convidados, gerando negócios para mais de 35 setores econômicos do país. Ele integra o Programa de Marketing e Relacionamento, que trabalha com vários eventos esportivos e culturais dentro do Brasil e em outros países. “A plataforma é direcionada para empresas que já apresentam uma intimidade com a atividade exportadora”, disse Akitaya. O objetivo é estreitar os laços com os importadores para que eles se fidelizem às empresas nacionais em ambientes que são propícios a negócios.

A exemplo do que fez durante a Copa das Confederações, no ano passado, a Apex-Brasil já está trabalhando para implantar esse modelo de relacionamento e negócios entre empresas brasileiras e importadores estrangeiros na Copa do Mundo que começa em junho no Brasil. A agência recepcionará os convidados das empresas brasileiras em ambientes de hospitalidade que serão construídos próximo aos estádios de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, de Brasília e de Fortaleza, que receberão, em média, dois a três jogos por sede. Akitaya acredita que, com isso, “você eleva, inclusive, a questão do profissionalismo do empresariado brasileiro e da indústria brasileira”.

Cento e setenta empresas brasileiras participarão do Projeto Copa. Ainda não está fechado, porém, o número de compradores que virão ao Brasil e poderão assistir aos jogos, além de estreitar laços de negócios e fazer operações de comércio exterior.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...