Entrega de caminhonetes e maquinários fortalece atuação do órgão em unidades de conservação e ações de fiscalização no Estado
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã de segunda-feira (15), onze caminhonetes e dois tratores com roçadeira que irão reforçar a fiscalização ambiental e a estrutura das unidades de conservação, com reflexos diretos nas ações desenvolvidas em Três Lagoas e região. A entrega contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e do diretor presidente do Imasul, André Borges.
Os veículos e maquinários representam um avanço na estrutura operacional do órgão, especialmente diante da expansão de atividades econômicas e do aumento da demanda por fiscalização ambiental. Segundo André Borges, os equipamentos serão distribuídos entre os sete escritórios regionais do Imasul no interior do Estado e também destinados às unidades de conservação, contribuindo para melhorar o atendimento e a presença técnica do instituto em áreas estratégicas.
Do total de caminhonetes entregues, nove foram adquiridas pela empresa Arauco Brasil como parte do Programa de Compensação Ambiental relacionado à indústria de celulose em implantação no município de Inocência. São cinco veículos da marca Toyota, modelo Hilux, e quatro da marca Mitsubishi, modelo Triton, além de dois tratores Massey Ferguson modelo MF4408 4×4. O investimento total aproxima-se de R$ 3,5 milhões.
Para o secretário Jaime Verruck, a parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado demonstra compromisso com o desenvolvimento sustentável. Ele destacou que os veículos são adequados para atuação em áreas remotas, como o Pantanal, e fortalecem a capacidade das equipes do Imasul de realizar uma fiscalização mais eficiente, o que também beneficia regiões estratégicas como Três Lagoas.
André Borges lembrou ainda que o Programa de Compensação Ambiental prevê outras entregas relevantes, entre elas a inauguração do Centro de Triagem de Animais Silvestres em Três Lagoas, viabilizado com recursos da Arauco e de outras empresas da região. Outro investimento previsto é a construção da sede do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, que também contará com recursos do programa.
Além disso, duas caminhonetes Mitsubishi Triton foram entregues ao Imasul pela Semadesc, adquiridas com recursos do Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico, provenientes de contrapartidas de empresas que recebem incentivos fiscais do Estado. O investimento, nesse caso, foi de R$ 502 mil e reforça a estrutura do órgão para atendimento das demandas ambientais em todo o Mato Grosso do Sul.
com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul


