30/09/2013 – Atualizado em 30/09/2013
Em contato com o Instituto a direção afirmou que o caso ainda está sendo investigado pelos técnicos
Por: Rayani Santa Cruz
Há cerca de 15 dias, Três Lagoas foi invadida por um forte odor, houve casos de moradores passando mal e precisando de atendimento médico, além do incomodo causado pelo mal cheiro a população não sabe a origem do mesmo e se é danoso a saúde. Passado todos esses dias o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ainda não tem uma resposta definida do que ocorreu.
A reportagem da Rádio Caçula entrou em contato com o Instituto de Meio Ambiente pela manhã desta segunda-feira, a diretora do órgão Délia Villamayor explicou que todas as empresas da cidade estão sendo notificadas para apresentar toda a documentação necessária em relação a emissão de gases, está acontecendo fiscalização das operações das indústrias e monitoramento de emissões pelo órgão.
Villamayor afirmou que o IMASUL está em processo de investigação e que já tem noção de qual empresa é a responsável, porém, há uma necessidade de se obter mais provas em relação ao caso. Quando for identificada e responsabilizada a empresa pode responder por crimes ambientais, além da multa e até mesmo da cassação de sua licença.
A diretora finalizou dizendo que “o interesse do Instituto é de orientar e conscientizar as indústrias e não somente multar, nós buscamos uma resposta e logo chamaremos a imprensa e divulgaremos a população sobre o que ocorreu”.
Enquanto isso a população aguarda uma resposta, já que não há um prazo estabelecido para o término das investigações.
