22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 19 de janeiro, 2022

IFMS inicia atividades no câmpus definitivo em Aquidauana

30/08/2013 – Atualizado em 30/08/2013

IFMS inicia atividades no câmpus definitivo em Aquidauana

Por: Assessoria

Estudantes e servidores do Câmpus Aquidauana, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), iniciam o segundo semestre letivo no novo prédio com 6.686 m² de área construída, que abriga salas de aula, laboratórios, biblioteca, setor administrativo e quadra poliesportiva.

“É o nosso projeto de educação profissional para Mato Grosso do Sul se tornando realidade. O Câmpus Aquidauana irá ampliar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região. Consideramos o início de uma nova fase para servidores e estudantes do IFMS”, afirma o reitor do Instituto Federal, Marcus Aurélius Stier Serpe.

A apresentação das novas instalações será em dois momentos. Na quinta-feira, 29, uma visita guiada apresentou o câmpus aos pais e responsáveis. Na segunda, dia 2, é a vez dos estudantes conhecerem o prédio com o retorno às aulas.

“É um divisor de águas para o IFMS em Aquidauana. Nossa ida para a sede definitiva fortalece a imagem do Instituto. Teremos a possibilidade de oferecer mais cursos de nível médio e superior. O novo espaço permite ainda intensificar o diálogo com a comunidade”, analisa Delmir Felipe, Diretor-Geral do Câmpus.

Infraestrutura – O câmpus é composto por quatro blocos, dois deles voltados às atividades de ensino, com 15 salas de aulas, cinco laboratórios de informática, seis de edificações e três laboratórios de ciências para aulas práticas e experimentais de Biologia, Física e Química.

Há espaço também para o fomento ao empreendedorismo, chamado de hotel tecnológico. O bloco administrativo, que inclui a biblioteca, irá abrigar os 15 técnicos-administrativos e 33 professores do câmpus em um espaço mais amplo e arejado. Em pleno funcionamento, o quadro de servidores previsto é de 45 técnicos e 60 docentes.

“Teremos uma melhor distribuição espacial dos núcleos e coordenações, o que facilita a organização e melhora o trabalho. Há, por exemplo, salas reservadas para o atendimento de pais”, explica o diretor de ensino do câmpus, Nilson Oliveira.

O novo endereço do IFMS em Aquidauana é na Rua Cinco s/n, na Vila Ycaraí.

Ensino – Em Aquidauana, são oferecidos os cursos técnicos integrados em Edificações e Informática, em que os estudantes recebem formação profissional ao mesmo tempo em que cursam ensino médio. Na graduação, há o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Os cursos técnicos da educação a distância são voltados para aqueles que já concluíram o ensino médio. Além de Aquidauana, há polos nos municípios de Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Jardim, cuja coordenação é feita pelo câmpus.

No âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), a oferta é do curso técnico concomitante em Meio Ambiente a alunos da rede pública estadual.

Pelo programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação, cerca de cem mulheres em situação de vulnerabilidade social realizam cursos de empreendedorismo e confecção de faixa pantaneira. Este é o segundo ano que o programa é executado pelo câmpus. Em 2012, 63 mulheres de Anastácio foram habilitadas no curso de panificação e confeitaria.

Além do ensino e da extensão, o câmpus desenvolve atividades de pesquisa. Atualmente são doze projetos nos programas de Iniciação Científica e Tecnológica da instituição.

IFMSFoto: Assessoria

Estudantes poderão utilizar os cinco laboratórios de informática disponíveis.Foto: Assessoria

Sede definitiva recebe estudantes a partir de setembro.Foto: Assessoria

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido