13/05/2014 – Atualizado em 13/05/2014
Com a sede definitiva em pleno funcionamento, a expectativa é que haja um incremento no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão do câmpus
Por: Da Redação/MC/ assessoria
Estudantes e servidores do Câmpus Três Lagoas iniciaram nesta segunda-feira (12), as atividades na sede definitiva do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Além de salas de aula e setor administrativo, o prédio de 6.686 m² de área construída possui biblioteca, laboratórios para atividades práticas e quadra poliesportiva.
“O início de funcionamento do câmpus definitivo em Três Lagoas, resultado do trabalho feito pela gestão anterior, permite que o IFMS melhore as condições de atendimento às comunidades interna e externa. É a consolidação do Instituto Federal no município e na região”, comentou a reitora, Maria Neusa de Lima Pereira.
A diretora-geral do câmpus, Girlane Bondan, esclarece que, por enquanto, as salas de aula, dos professores e dois laboratórios estão equipados. “A organização da mudança será finalizada em breve. Nós decidimos mudar imediatamente, após sermos autorizados, para atender à demanda da comunidade e oferecer estrutura aos nossos estudantes”, explicou.
Com a sede definitiva em pleno funcionamento, a expectativa é que haja um incremento no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão do câmpus. “Pela nossa proposta, nós temos que envolver a comunidade, atuar além dos muros da escola. Com o novo prédio, se torna possível viabilizar uma série de iniciativas”, afirmou a diretora.
Infraestrutura – São quatro blocos, dois deles voltados a atividades de ensino, com 15 salas de aulas, cinco laboratórios de informática, cinco de eletrotécnica e três de ciências para aulas práticas e experimentais de Biologia, Física e Química.
O bloco administrativo irá abrigar os 29 professores e 27 técnicos-administrativos do câmpus. Há ainda uma biblioteca com cerca de 860 m² e um hotel tecnológico que, futuramente, deverá promover o fomento ao empreendedorismo.
O câmpus fica na Rua Antônio Estevão Leal, s/nº – Bairro Jardim das Paineiras
Ensino – De acordo com dados de março do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o IFMS em Três Lagoas atende a 802 estudantes no ensino presencial e na educação a distância.
São 204 alunos nos cursos técnicos integrados de nível médio em Eletrotécnica e Informática, além do técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Na graduação, são 50 estudantes no curso de tecnologia em Sistemas para Internet.
Na educação a distância, são 548 matriculados nos cursos de Automação Industrial, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática e em outras quatro opções ofertadas em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Câmpus Três Lagoas coordena quatro cursos de qualificação profissional no município, além da oferta em Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Paranaíba e Selvíria.
IFMS – Com o início das atividades no câmpus definitivo, sobe para cinco o número de municípios em que o IFMS atua em sedes próprias: Aquidauana, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã, além de Três Lagoas.
De acordo com a Coordenação de Obras e Manutenção do IFMS, em Campo Grande a previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre. Em Corumbá, um novo cronograma está sendo elaborado após a rescisão do contrato com a empreiteira vencedora da licitação. A empresa descumpriu obrigações contratuais.
A construção do Câmpus Dourados obedece ao cronograma e deverá ser concluída em 2014, com previsão de início de funcionamento em 2015. As implantações do IFMS em Jardim e Naviraí se encontram em fase de licitação.





