Inscrições começaram nesta quinta-feira e seguem até 1º de setembro, onde prova será aplicada em setembro com novo formato de avaliação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2027. Nesta edição, a instituição oferece 2.270 vagas gratuitas, o maior número já disponibilizado em sua história, distribuídas entre 12 municípios do Estado, incluindo Três Lagoas.
As inscrições estarão abertas entre 10 de julho e 1º de setembro e deverão ser realizadas exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS, por meio da Página do Candidato. A taxa de participação é de R$ 20, com pagamento até o dia 2 de setembro.
Candidatos que estudaram em escolas públicas e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa até 17 de agosto.
O exame de seleção será aplicado no dia 27 de setembro e contará com uma mudança importante na estrutura da prova. Nesta edição, os candidatos responderão 30 questões objetivas, divididas igualmente entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.
Segundo o IFMS, a alteração busca fortalecer a avaliação de competências consideradas essenciais para o desempenho acadêmico dos futuros estudantes.
No campus de Três Lagoas, serão disponibilizadas 160 vagas, distribuídas entre dois cursos técnicos integrados ao ensino médio:
Técnico em Eletrotécnica
40 vagas no período matutino;
40 vagas no período vespertino.
Técnico em Informática
40 vagas no período matutino;
40 vagas no período vespertino.
Além de Três Lagoas, o processo seletivo contempla vagas nos campi de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
Os cursos ofertados abrangem diversas áreas, como Administração, Agropecuária, Agricultura, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Podem participar da seleção estudantes que concluirão o 9º ano do Ensino Fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2027, além de possuírem CPF em nome próprio.
Metade das vagas é destinada ao sistema de cotas, voltado a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou comunitárias conveniadas, com reservas específicas para estudantes de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme prevê a legislação.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão utilizar os computadores disponibilizados nas unidades da instituição.
O edital completo, o cronograma, o conteúdo programático da prova e demais orientações, além de provas e gabaritos de edições anteriores, estão disponíveis no portal oficial do IFMS para consulta dos candidatos.


