27 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de março, 2026

IFMS abre 750 vagas em cursos de graduação

12/12/2016 – Atualizado em 12/12/2016

Por: Assessoria de Imprensa

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 750 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2017, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital com a oferta está publicado na Central de Seleção.

São oferecidas dez opções de cursos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas (confira a tabela abaixo).

O período de inscrições seguirá o cronograma do Sisu, que deverá ser divulgado na primeira quinzena de janeiro na página do Sisu e na Central de Seleção do IFMS.

Poderão se inscrever candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

No edital do IFMS, o candidato pode ter acesso ao Termo de Adesão, no qual constam as notas mínimas para ingressar nos cursos.

Ação afirmativa (cotas) Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Bônus local Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local.

Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

A opção pelo bônus local também deve ser feita no ato da inscrição.

Sisu É o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

O Sisu é realizado duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita e feita pela internet.

Vagas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador oferece mais de 200 vagas para Três Lagoas nesta quinta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Discussão familiar termina com homem ferido por faca em Três Lagoas

Briga entre pai e filho adolescente mobilizou Rádio Patrulha e caso será investigado pela Polícia Civil

MS reforça protagonismo nacional em tecnologia pública

Mato Grosso do Sul reforça protagonismo nacional em tecnologia pública durante reunião da ABEP-TIC