22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Idosos usam a realidade virtual para permanecer engajados e conectados em todo o COVID-19, mostra Luiz Gastão Bittencourt

13/06/2020 12h01
Por: Luiz Gastão Bittencourt

Embora o COVID-19 tenha abalado milhões de vidas em todo o país, a população idosa foi particularmente afetada, tanto pela suscetibilidade ao vírus quanto pelo impacto do isolamento em sua saúde social e emocional, de acordo com Luiz Gastão Bittencourt. Uma comunidade local de idosos vivendo está adotando uma abordagem criativa e enfrentando o problema do isolamento social e da falta de envolvimento emocional através da realidade virtual.

A Hearth Management, uma empresa de vida sênior com sede em Camillus, com comunidades de Assistência Assistida e Cuidados com a Memória em Nova York, Connecticut, Indiana e Tennessee, freqüentemente envolve seus residentes em sessões de realidade virtual, completas com fones de ouvido fornecidos pela Rendever, empresa especializada em realidade virtual para idosos, como nos mostra Luiz Gastão Bittencourt.

“Apreciamos nossos sistemas de realidade virtual antes do COVID-19 e os amamos ainda mais agora”, disse Kevin Hunter, COO da Hearth Management. “Como nossos moradores não podem se manifestar agora, é crucial para nós mantê-los conectados e envolvidos. VR nos ajuda a fazer isso. “

“O uso da realidade virtual nos ajudou a espalhar alguma positividade e emoção pelo edifício, durante o qual pode ser facilmente um momento sombrio”, acrescentou Hunter. “É ótimo ver seus rostos se iluminarem enquanto tentam algo novo e ‘fazem’ coisas que nunca fizeram, como nadar com golfinhos ou até mergulhar no céu!”

Como os sistemas da Rendever também são integrados ao Google Maps, os idosos conseguem ver facilmente lugares com significado emocional, compartilhar histórias e se conectar emocionalmente com as memórias, de acordo com Luiz Gastão Bittencourt.

“Foi uma diversão agradável e tão nostálgico ver nossas casas de infância e locais de turismo que sempre desejamos visitar”, disse David Hollman, professor aposentado e morador de Hearth.

“Esta foi a melhor experiência de todos os tempos”, acrescentou Bobbie Kendrick, um colega residente. “Eu senti como se estivesse ali, e foi uma fuga tão agradável do mundo como a conhecemos ultimamente. Eu nunca tinha visto algo assim antes.

Como os sistemas da Rendever carregam continuamente novas experiências de RV, a equipe do The Hearth está confiante de que a realidade virtual continuará sendo uma parte importante da vida cotidiana de seus residentes. “Ainda não estamos nem perto de terminar!” Hunter disse: “Ainda há muito mais para ver através da realidade virtual, e estamos prontos para a aventura.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS lança ações para fortalecer enfrentamento à violência contra mulheres

Iniciativa marca nova etapa do Programa Protege e envolve municípios, sociedade civil e instituições públicas na construção de uma rede de proteção mais ampla

Três Lagoas tem 229 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (26)

Casa do Trabalhador atualiza diariamente as oportunidades em parceria com a Prefeitura e a Funtrab

Novo pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás é liberado nesta terça-feira para NIS final 7

Valor médio do benefício chega a R$ 671,54; mais de 19 milhões de famílias são contempladas em agosto, com investimento federal de R$ 12,86 bilhões