20.8 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.

Uma ocorrência envolvendo abandono de idosa em situação de vulnerabilidade chocou moradores da região central de Três Lagoas no início da noite deste sábado (10 de maio). Uma mulher de 94 anos, cadeirante, foi encontrada sozinha em sua residência, após a cuidadora responsável pelo turno da tarde deixar o local antes do horário previsto, sem avisar a família ou equipe de apoio.

Sem conseguir contato com os familiares — e sem se lembrar do número de telefone do filho — a idosa conseguiu, com grande esforço, chegar até a calçada e pedir ajuda a vizinhos, que imediatamente prestaram socorro.

A cena gerou comoção. Vizinhos, ao notarem a idosa em desespero, ofereceram abrigo e acionaram a Polícia Militar, que enviou uma guarnição comandada pelo Sargento Gildo, acompanhado do Soldado Augusto.

Ao chegarem à casa, os policiais encontraram a idosa sendo amparada pelos moradores, visivelmente abalada, mas sem ferimentos. Momentos depois, a cuidadora do turno noturno, que havia sido avisada da situação, chegou antes do início do seu expediente e assumiu imediatamente os cuidados da paciente.

A cuidadora responsável pelo plantão da tarde não foi localizada e, segundo informações repassadas à polícia, não retornou ao trabalho nem deu justificativa até o momento.

A idosa é mãe de um empresário local do ramo de oficinas mecânicas. Os familiares, assim que souberam do ocorrido, foram ao local e prestaram assistência imediata. A Polícia Militar orientou a família sobre a possibilidade de registrar um boletim de ocorrência formal por abandono de incapaz, embora, até o momento, a ocorrência tenha sido tratada como atendimento e orientação à vítima.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reforça que casos de abandono, negligência ou maus-tratos contra idosos devem ser denunciados imediatamente. O Estatuto do Idoso prevê punições severas para quem descumpre o dever legal ou contratual de cuidar de pessoas com idade avançada, especialmente aquelas com mobilidade reduzida.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de Mato Grosso do Sul nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.

Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.