23.2 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

ICMS não é responsável pela alta dos combustíveis, diz Azambuja e outros governadores

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), junto a outros 19 governadores de estados brasileiros, assinaram uma carta neste domingo (19) a onde negam terem aumentado a taxa do ICMS incidente dos combustíveis nos últimos 12 meses, como aponta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam no documento.

“Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, seguem.

O elevado preço é resultado de uma política da Petrobras em que a petroleira passa a fazer reajustes com base nas oscilações do barril de petróleo no mercado internacional.  

Apenas sete governadores não assinaram o documento, são eles: Ratinho Junior (PSD-PR),  Marcos Rocha (PSL-RO), Wilson Lima (PSC-AM), Gladson Cameli (PP-AC), , Antonio Denarium (PSL-RR), Carlos Moisés (sem partido-SC) e Mauro Carlesse (PSL-TO).

NOTA DOS GOVERNADORES SOBRE O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. 

Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente,de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema.  

Brasília, 19 de setembro de 2021.  

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora