Geral – 17/03/2012 – 11:03
Empresa americana tem até próxima terça-feira (20) para atender órgão
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) notificou a petrolífera americana Chevron na sexta-feira (16) a presentar informações detalhadas sobre as ações de prevenção do impacto ambiental causado pelo novo vazamento no campo de Frade, em Campos dos Goytacazes, região norte do Estado do Rio de Janeiro.
A empresa tem até próxima terça-feira (20) para atender a notificação. Está prevista para quarta-feira (21) uma reunião entre técnicos do Ibama, da Marinha e Agência Nacional do Petróleo para uma avaliação conjunta.
Na última terça-feira (13), a Chevron encaminhou ao Ibama um “Comunicado Inicial de Incidente”, conforme determina a Lei do Óleo (Lei 9966/00). No documento, informava que à 0h do dia 13 foram identificados três pontos de afloramento localizados a 3.000 m a leste do poço onde ocorreu o vazamento de novembro do ano passado.
Em sobrevoo realizado quarta-feira (14), foram observadas pequenas bolhas de óleo na área, informou o Ibama. A Chevron adotou as seguintes providências quanto à proteção do meio ambiente: dispersão mecânica e instalação de três pequenos sistemas de contenção subaquáticos na nova fissura para contenção do óleo.
A Chevron, que não estava autorizada a perfurar novos poços nem injetar água no campo de Frade desde o último acidente, informou ao Ibama que pediu à ANP a suspensão temporária das operações de produção de petróleo no campo. O Ibama continua investigando a origem do óleo que aflorou na superfície.
Fonte: R7