32.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

HRMS realiza quase 1.500 sessões de quimioterapia em crianças e adolescentes com câncer

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no atendimento oncológico pediátrico no Estado, teve um desempenho notável no último ano no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. O hospital, único a oferecer esse tipo de atendimento especializado no Estado, realizou 1.480 sessões de quimioterapia, 4.703 consultas ambulatoriais e 498 internações, desempenhando um papel essencial no diagnóstico e tratamento da doença.

A relevância desse serviço se destaca especialmente em fevereiro, mês em que é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, além de reforçar a necessidade de investimentos contínuos na infraestrutura hospitalar e no acesso a terapias eficazes.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, no triênio de 2023 a 2025, 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes de até 19 anos. Os tipos mais comuns de cânceres entre os pequenos são as leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central.

A médica oncologista pediátrica Paola Stella Wanderley de Oliveira enfatiza que as chances de cura para as crianças com câncer chegam a 80%, especialmente quando a doença é detectada precocemente. Ela alerta para sinais que devem ser observados pelos pais e responsáveis.

“Se a criança apresenta febre persistente por mais de sete dias, sangramentos pela boca ou nariz, manchas roxas pelo corpo, apatia ou emagrecimento, é fundamental que a família procure atendimento médico. Esses são sintomas comuns em casos de leucemia infantil”, explica a médica.

Paola também alerta para sintomas relacionados a outros tipos de câncer, como inchaço nas pernas, fraturas sem motivo aparente, nódulos ou caroços pelo corpo e aumento do abdômen, que podem indicar a presença de outros tumores.

Com informações Agência de Noticias do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro e motocicleta colidem em cruzamento movimentado do Jardim Alvorada, em Três Lagoas

Acidente ocorreu na Rua Paranaíba com a Avenida Ranulpho Marques Leal e mobilizou equipes de resgate e segurança na tarde desta segunda-feira Um acidente de...

Criança de Três Lagoas precisa de cirurgia urgente para evitar perda visual definitiva

Menina de 9 anos precisa de uma cirurgia urgente em São Paulo para implantar uma lente especial e evitar a perda total da visão.

MS registra a menor taxa de gravidez na adolescência em uma década

Mato Grosso do Sul encerra o ano de 2025 com um dado positivo na área da saúde da mulher: o Estado registrou a menor...