31.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Hospital Auxiliadora leva ação preventiva para a comunidade

18/03/2014 – Atualizado em 18/03/2014

Apenas as cidades de Três Lagoas e Dourados realizaram um evento preventivo em comemoração ao Dia do Rim

Por: Assessoria

O Hospital Auxiliadora realizou hoje, 18 de março, na praça Senador Ramez Tebet, uma ação em comemoração ao Dia do Rim, que contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da instituição, formada por médico, equipe da enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, entre outros setores. Pelo segundo ano o Auxiliadora leva ações preventivas para a comunidade, pois acredita que sem dúvida, prevenir é melhor do que remediar.

Para o médico nefrologista, Dr. Renato Pontelli, “ aproximadamente 70% das pessoas que entram em diálise não sabem se possuem alguma doença renal. É um número assustador e que precisamos trabalhar várias ações para tentar diminuir esses dados”, ressalta.

Exames como aferição de pressão arterial, IMC – Índice de Massa Corpórea e também o exame de glicemia e orientações foram realizados. Pelo segundo ano o Auxiliadora desenvolve esse evento e no Estado de Mato Grosso do Sul, apenas Três Lagoas e Dourados realizaram essa campanha proposta pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Para a professora Glaucia Cristina Ferreira, que possui casos de doença renal na família, o Auxiliadora está de parabéns por levar até a população, um médico e diversos exames. “Com a orientação que tive do médico e da nutricionista, irei mudar alguns hábitos antigos. A campanha foi ótima para a conscientização e orientação ”, finaliza.

O tema abordado esse ano, juntamente com a SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia foi “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Segundo informações da SBN, “a ideia central do tema foi chamar a atenção para a alta prevalência da DRC – Deficiência Renal Crônica, que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento. A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais”.

Uma média de 300 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, realizaram os diversos exames e tiraram várias dúvidas sobre as doenças renais nesse grande evento promovido pelo Hospital Auxiliadora e o setor de nefrologia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado projeta avanço da UFN-3 e grandes obras estratégicas em 2026

Governo de MS aposta na retomada da fábrica de fertilizantes e em projetos logísticos para impulsionar a economia Mato Grosso do Sul inicia 2026 com...

Governo endurece regras para venda de trembolona e outros medicamentos veterinários

Nova norma cria controle especial para coibir uso indevido de remédios por humanos Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2) estabeleceu...

Casos no exterior acendem alerta para possível reintrodução do sarampo em MS

Estado segue sem confirmações da doença, mas fronteira internacional e registros importados mantêm vigilância em alta Mesmo reconhecido como área livre de sarampo, o Brasil...