23.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Hospital Auxiliadora leva ação preventiva para a comunidade

18/03/2014 – Atualizado em 18/03/2014

Apenas as cidades de Três Lagoas e Dourados realizaram um evento preventivo em comemoração ao Dia do Rim

Por: Assessoria

O Hospital Auxiliadora realizou hoje, 18 de março, na praça Senador Ramez Tebet, uma ação em comemoração ao Dia do Rim, que contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da instituição, formada por médico, equipe da enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, entre outros setores. Pelo segundo ano o Auxiliadora leva ações preventivas para a comunidade, pois acredita que sem dúvida, prevenir é melhor do que remediar.

Para o médico nefrologista, Dr. Renato Pontelli, “ aproximadamente 70% das pessoas que entram em diálise não sabem se possuem alguma doença renal. É um número assustador e que precisamos trabalhar várias ações para tentar diminuir esses dados”, ressalta.

Exames como aferição de pressão arterial, IMC – Índice de Massa Corpórea e também o exame de glicemia e orientações foram realizados. Pelo segundo ano o Auxiliadora desenvolve esse evento e no Estado de Mato Grosso do Sul, apenas Três Lagoas e Dourados realizaram essa campanha proposta pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Para a professora Glaucia Cristina Ferreira, que possui casos de doença renal na família, o Auxiliadora está de parabéns por levar até a população, um médico e diversos exames. “Com a orientação que tive do médico e da nutricionista, irei mudar alguns hábitos antigos. A campanha foi ótima para a conscientização e orientação ”, finaliza.

O tema abordado esse ano, juntamente com a SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia foi “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Segundo informações da SBN, “a ideia central do tema foi chamar a atenção para a alta prevalência da DRC – Deficiência Renal Crônica, que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento. A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais”.

Uma média de 300 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, realizaram os diversos exames e tiraram várias dúvidas sobre as doenças renais nesse grande evento promovido pelo Hospital Auxiliadora e o setor de nefrologia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...