25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Hospital Auxiliadora comemora o Dia Mundial do Rim com ações de prevenção

08/03/2016 – Atualizado em 08/03/2016

Ação será realizada na praça Ramez Tebet nesse sábado a partir das 08h00

Por: Assessoria de Imprensa

No dia 10 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim, e o Hospital Auxiliadora preparou ações de orientação com o intuito de informar a população sobre a prevenção de doenças renais. Com o tema “A prevenção da doença renal começa na infância”, a campanha deste ano tem como foco a doença crônica renal (DRC) que atinge as crianças, e visa somar forças para aumentar a conscientização da importância em identificar e tratar doenças renais na infância, incentivando assim o diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável para crianças e seus pais.

De acordo com a enfermeira coordenadora responsável pelos Serviços de Diálise, Patrícia Corrêa, duas ações serão realizadas em comemoração ao Dia doRim: uma interna e outra externa. A movimentação interna tem por objetivo orientar os colaboradores do HNSA, distribuindo fitas, panfletos de orientação e visitando a ala de Pediatria da instituição. No sábado (12), será realizado um evento na Praça Ramez Tebet, onde uma equipe multidisciplinar – que reúne médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionista e assistente social – irá fornecer orientações profissionais sobre o bom funcionamento dos rins, além de realizar aferição da pressão arterial, testes de glicemia e medição do índice de massa corpórea (IMC).

“A nossa intenção é alertar os pais, cuidadores e toda a sociedade sobre os fatores de riscos que acercam a doença renal na infância. Ela atinge de forma silenciosa as crianças, mas trás consequências devastadoras, acarretando em complicações graves no crescimento e desenvolvimento. É alta a complexidade de um tratamento difícil, caro e trabalhoso”, explica Patrícia.

O médico nefrologista do Hospital Auxiliadora, Dr. Renato Pontelli, informa que a quantidade de pessoas com alterações no funcionamento dos rins é grande. “No Brasil há cerca de 100 mil pessoas em tratamento de hemodiálise; só em Três Lagoas temos 75 pacientes que realizam o tratamento no Hospital Auxiliadora, e acredita-se que, estatisticamente, para cada um destes há pelo menos outras 20 pessoas com disfunção renal que desconhecem o problema. A ideia da campanha é tentar localizar estas pessoas”, afirma o médico.

Em 2015, o Brasil foi o 3º país com o maior número de atividades, ações e iniciativas realizadas no Dia do Rim. “Há anos o Hospital Auxiliadora vem realizando esse evento, onde vários colaboradores são mobilizados. A ação é de extrema importância, pois traz resultados positivos, como a possibilidade de identificar pacientes que precisam do tratamento. Uma população bem informada alcança uma melhor qualidade de vida”, ressalta Patrícia.

O Hospital Auxiliadora trabalha para levar informação e saúde até você. Participe desta ação!

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dólar sobe e juros avançam após IPCA de janeiro, mercado reage a cenário externo

Moeda americana opera em alta após atingir menor valor desde maio de 2024; inflação veio levemente acima das projeções O dólar opera com viés de...

Quarta-feira será de calor intenso e instabilidades em Três Lagoas

Manhã terá sol e variação de nuvens, enquanto regiões do norte e nordeste seguem sob influência de uma zona de convergência, que provocará pancadas de chuvas

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...