24.2 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Horário eleitoral começa sexta, veja quanto tempo terão os candidatos de Três Lagoas

25/08/2016 – Atualizado em 24/08/2016

Tem candidato que terá o dobro do tempo devido a coligação

Por: Rayani Santa Cruz com informações de Leonardo Rocha/ TSE

A propaganda eleitoral para tv e rádio começa no dia 26 e agosto (sexta) e segue até 29 de setembro. Os programas dos candidatos a prefeito serão divulgados de segunda a sábado, sempre ao meio-dia e às 19h30.

Já foi divulgado o tempo que cada um dos quatro candidatos terá no horário de propaganda eleitoral na televisão em Três Lagoas. O Deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), terá o dobro de tempo na televisão, que os seus adversários juntos. Esta diferença ocorreu por causa da sua coligação, que tem partido com mais representação no Congresso Nacional.

Guerreiro terá 6 minutos e 40 segundos a disposição, enquanto que os adversários, Jorge Martinho (PSD) vai contar com 1 minuto e 42 segundos, Idevaldo Claudino (PTB) com 1 minuto e 12 segundos, fechando com Paulo Leite Menezes (PHS), com apenas 24 segundos. A soma dos rivais chega a 3 minutos e 18 (segundos), metade do tempo do tucano.

O tucano conta na sua coligação com mais 11 partidos: SD, DEM, PSB, PMN, PRP, PPL, PSC, PT do B, PRB, PP e PR.

Já Jorge Martinho (PSD) teve o apoio de 10 partidos: PROS, PT, PC do B, PSDC, PV, Rede, PDT, PEN, PSL e
PPS.

O petebista Idevaldo Claudino tem ao seu lado o PTN e o PRTB, Enquanto que Paulo Leite (PHS) segue em chapa pura.

NO RÁDIO

No rádio, na tabela de distribuição geral das inserções, Ângelo Guerreiro terá um tempo diário de 28 minutos e um segundo, enquanto que Jorge Martinho terá 07 minutos e 11 segundos, seguindo o candidato Idevaldo Claudino com 05 minutos e 03 segundos e por último Paulo Leite com chapa pura tendo 01 minuto e 43 segundos por dia.

A propaganda eleitoral será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) acredita que a alteração corrige uma distorção que impactava negativamente o radiodifusor.

“As alterações na lei foram uma medida inteligente. O tempo excessivo de propaganda eleitoral vem em prejuízo de todos: eleitores e candidatos. As inserções, por outro lado, mantêm a audiência de rádio e TV”, disse o diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik.

CRITÉRIOS PARA DISTRIBUIÇÃO

O cálculo do tempo a que cada candidato terá direito será feito pelo juiz eleitoral de cada município a partir do dia 15 de agosto, prazo final para que os partidos registrem seus candidatos na Justiça Eleitoral.

A Resolução que disciplina as regras para a propaganda prevê que o juiz deve convocar os partidos e representantes das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem um plano de mídia que garanta a todos a participação nos horários de maior e menor audiência.

Conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), a divisão da propaganda deverá ocorrer da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

REFORMA DA LEI

Com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015 que alterou a Lei nº 9.504/97), o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. Portanto, o último dia de propaganda no primeiro turno será 29 de setembro, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457.

Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEJUVEL), divulga os eventos esportivos deste final de semana. 1ª COPA...