22.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Horário de Verão economizou energia para duas cidades de MS, diz Enersul

18/02/2014 – Atualizado em 18/02/2014

De acordo com a Agência Brasil, R$ 405 milhões foram economizados no País no horário de verão 2013/2014

Por: Correio do Estado

O Horário de Verão chegou ao fim no domingo (16) e entre encantos e desencantos todos estão lutando para se adaptarem novamente ao horário. Porém, além de dias mais longos e algumas horinhas a mais de luz solar, o Horário de Verão tem a capacidade de gerar economia de energia. Somente nos 119 dias do antigo horário, foi economizada eletricidade suficiente para abastecer dois municípios do Estado.Essa economia chega a 9.722 Mwh, eletricidade suficiente para abastecer cidades como São Gabriel do Oeste e Jardim por um mês. Conforme balanço divulgado pela Enersul, a energia poupada com a mudança de horário superou em 12% a previsão de economia para o Estado.
A mudança de horário, estabelecida pelo governo federal para aproveitar melhor a luz natural em determinado período do ano, começou no dia 20 de outubro e terminou na virada de sábado para este domingo.

Lucro
Além da economia de energia o horário de verão tem a capacidade de gerar mais renda. Para o pedreiro Carlos Manteiga, 42 anos, 1 hora a menos significa prejuízo, isso porque, com horário de verão o trabalhador chegava a ganhar R$ 40 a mais por dia, devido ao prolongamento do período.

Economia
Neste período do ano, o escolhido para instituir o horário de verão, os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada com a antecipação da hora.

O ajuste nos relógios evita, por exemplo, com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de maior consumo de energia nas residências.

Essa economia chega a 9.722 Mwh, eletricidade suficiente para abastecer cidades como São Gabriel do Oeste e Jardim por um mês (Foto: Reprodução )

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...