26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Homem perde cartão com senha e tem R$ 800.00 sacado da conta em Três Lagoas

08/02/2014 – Atualizado em 08/02/2014

Por: Redação

Um jovem de 28 anos, extraviou seus documentos, nesta quinta-feira (06) na Rua Elvírio Mario Mancini, no Centro de Três Lagoas.

Após ter verificado a perda o rapaz rapidamente registrou um Boletim de Ocorrência, pela internet e posteriormente se deslocou até uma Agência Bancária para efetuar o bloqueio do cartão da conta, mas quando chegou, foi informado pela atendente que haviam sido sacados de sua conta corrente a quantia de R$ 800.00 reais.

A vítima informou a Polícia que guardava seu cartão juntamente com a senha, o que não deve ser feito de maneira nenhuma segundo regras de segurança contra roubos e estelionato.

O caso foi registrado, mas nenhum suspeito foi encontrado até momento.

A A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos dá dicas de segurança quanto a utilização de cartões:

Reproduzimos abaixo algumas orientações básicas que os bancos fornecem aos clientes:

Jamais fornecer sua senha a terceiros.

Não anotar a sua senha em papéis, rascunhos ou no próprio cartão.

Não emprestar seu cartão a ninguém.

Não permitir que estranhos examinem seu cartão sob qualquer pretexto, pois, sem que se perceba, pode haver uma troca.

Ao escolher a senha, não utilizar números previsíveis (data de nascimento, número de telefone residencial, placa do automóvel etc.).

Não guardar o cartão e a senha no mesmo lugar.

Comunicar imediatamente à Central de Atendimento do banco a perda, roubo ou extravio de cartão, pedindo o seu cancelamento.

Em caso de assalto, furto ou roubo, registrar a ocorrência na delegacia mais próxima, comunicando antes o fato ao Banco.

Dar preferência a caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).

Sempre que possível, fazer seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o horário noturno. Quando isso for inevitável, levar um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.

Nunca aceitar ou solicitar ajuda de estranhos.

Ficar atento à presença de pessoas suspeitas no interior da cabine ou nas suas proximidades. Na dúvida, não fazer a operação.

Ao digitar a senha, manter o corpo próximo à máquina para evitar que outros possam vê-la.

Em caso de retenção do cartão, apertar a tecla ANULA e comunicar o fato imediatamente ao banco, utilizando o telefone instalado na cabine, se houver.

Jamais utilizar celular de terceiros para comunicar-se com o banco, pois a senha fica registrada na memória do aparelho.

Se alguém telefonar dizendo ser funcionário do banco e pedir para dizer ou digitar sua senha, não o fazer de forma alguma. Nenhum funcionário está orientado a pedir para o cliente falar ou digitar sua senha ao telefone.

Se alguém aparecer em sua casa ou escritório, dizendo ser do banco, pedindo para digitar a senha em algum equipamento eletrônico, não a digitar de forma alguma. Avisar imediatamente o banco.

Ao efetuar pagamentos com cartões de crédito em máquinas manuais, procurar acompanhar a preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de seu controle. Se for necessária nova emissão, alegando-se que a impressão não ficou bem decalcada, exigir que o formulário utilizado e o carbono sejam inutilizados.

Antes de assinar o comprovante do cartão de crédito, sempre solicitar a via do comprovante de venda e conferir o valor declarado da compra.

Em viagem, guardar o cartão do banco e os cartões de crédito no cofre do hotel, quando não for utilizá-los.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.