10/10/2014 – Atualizado em 10/10/2014
Pacientes, médicos e enfermeiros estão trancados dentro do local.
Por:Correio do Estado
Um homem está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no Bairro Brasília, em Cascavel (PR), devido a suspeita do vírus ebola.O homem, de 47 anos, chegou ao Brasil vindo da Guiné, um dos três países africanos que passa por um surto da doença. Segundo o Ministério da Saúde, outras suspeitas que haviam sido levantadas antes no país eram apenas boatos e tinham sido logo descartadas.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Cascavel, esquipes do ministério e do governo estadual chegam de madrugada à cidade. Também de acordo com a prefeitura, a unidade de pronto atendimento (UPA) onde o homem com caso suspeito foi atendido está isolada. A Força Aérea Brasileira deve auxiliar na transferência do homem, que será levado para o Rio de Janeiro, em uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal. Ele será transferido para o Hospital Evandro Chagas.
O paciente está no 21º dia da possível infecção. Segundo o ministério, esse é o prazo máximo para a incubação da doença. Por esse motivo, todos os protocolos internacionais estão sendo aplicados, para evitar uma proliferação, caso seja confirmada a enfermidade.
A prefeitura informou que os pacientes na unidade que não tiveram contato com o homem não foram impedidos de sair. Mas quem teve contato com ele permanece isolado lá dentro. Além disso, ninguém pode entrar na UPA. A prefeitura informou não ter informações sobre a identidade do homem. Médicos e enfermeiros que trabalham no turno da noite também estão do lado de fora.
A orientação é para evitar pânico e, segundo uma enfermeira, a recomendação neste momento é para os moradores evitarem locais com muita concentração de pessoas.
