23/11/2013 – Atualizado em 23/11/2013
Por: Ata News
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Araçatuba não localizaram, nesta sexta-feira (22), um homem de 58 anos que teria se afogado em uma lagoa que fica entre o antigo Country Clube de Araçatuba e a vicinal Teotônio Vilela, nas proximidades do bairro Concórdia 3.
O incidente teria ocorrido no início da tarde. As buscas foram interrompidas por volta das 19h e devem ser retomadas na manhã deste sábado (23).
A Polícia Milita foi acionada por um irmão da vítima. Ele procurou a base comunitária da PM no bairro Hilda Mandarino e disse que o irmão desapareceu momento em que pescava na lagoa. A vítima, identificada como Ademir Ferraz da Silva, mora no bairro Umuarama, em Araçatuba.
Conforme o Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros), mergulhadores e embarcações estão empenhados no resgate.
PERIGO
Pelo menos 10 pessoas morreram afogadas em lagoas de Araçatuba nos dois últimos anos, segundo a polícia. Mesmo sem qualquer segurança, esses locais são frequentados por moradores da região, principalmente em época de calor.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, em casos envolvendo afogamento de adultos, o maior perigo está na combinação de excesso de confiança e consumo de bebidas alcoólicas.
DICAS
Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 7 mil pessoas morrem por ano vítimas de afogamento no Brasil, sendo 65% dos casos em águas doces naturais.
Conforme os bombeiros, as pessoas devem evitar lagoas, açudes e rios que não tenham a monitoramento de guarda-vidas especializados.
Especialistas alertam que pessoas sem treinamento não devem tentar fazer salvamentos sozinhas. O indicado é fornecer objetos que flutuem ou que sirvam como uma corda para a vítima.
Até mesmo garrafas pet podem ajudar a evitar um afogamento. Outra recomendação importante é acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível por meio do telefone 193.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo preparou uma cartilha com dados e dicas importantes sobre ocorrências de afogamento envolvendo crianças e adultos.Clique Aqui- para ver e imprimir.
