14.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Morador em área invadida admite que retirou tacos de galpão da antiga N.O.B em Três Lagoas

19/11/2016 – Atualizado em 19/11/2016

Autor estaria cumprindo ordem de um senhor “branco” que chegou ao local em um gol prata

Por: Marcio Ribeiro

Na manhã deste sábado (19) o Departamento de Jornalismo da Rádio Caçula foi acionado para comparecer em um galpão nos fundos da antiga estação ferroviária da N.O.B (Noroeste Brasil Linha Ferroviária).

Denúncia apontou que um homem estaria retirando tacos (peças de madeira) do piso de um antigo galpão de alvenaria abandonado, espólio pertencente ao Governo Federal.

No local, já se faziam presentes policiais civis, militares, profissionais liberais do ramo da construção civil e o historiador Rodrigo Fernandes, membro do setor de patrimônio histórico do município.

De início houve a informação de que autorização para a retirada teria partido de algum órgão público oficial. No entanto, esse mal entendido foi esclarecido no local pelas autoridades presentes e pelo Engenheiro Civil, Dirceu Deguti. “O que está acontecendo aqui é uma barbaridade, um verdadeiro saque deste patrimônio que conta a história de 100 anos de nosso município. Dói no coração ver tudo isso abandonado. Eu chorei quando vi isso aqui sendo saqueado por pessoas que não tem o mínimo de consciência do que isso representa para o nosso povo”, contou emocionado.

Deguti foi quem avisou as autoridades. “Não conseguimos flagrar propriamente, mas impedimos que levassem o material”, disse.

Comandante da PM

Segundo o Comandante Moraes, do Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, que esteve presente nesta operação, denúncia atestou que um indivíduo, que mora há 12 anos na área invadida, estaria retirando esse material. “Quando tomei conhecimento da informação vim para cá, mesmo em trajes civis, porque nós policiais atuamos por 24 horas em defesa do cidadão e do patrimônio histórico cultural. Agora vamos registrar um boletim de ocorrência e encaminhar para polícia civil e consequentemente para outras esferas do Judiciário”, salientou o comandante.

Acusado

O senhor Antonio Osvaldo Pereira, trabalhador autônomo de 56 anos, conversou com nossa reportagem e contou detalhes sobre a retirada dos tacos. “Um senhor branco e forte veio aqui na quinta feira (17) e pediu pra retirar os “tijolinhos” e que depois a prefeitura iria pegar. Falou pra mim que já tinha autorização para retirar e iria fazer uma parede com esse material”, afirmou.

Seu Antonio ainda continuou. “O cara chegou aqui, não o conhecia, disse que a prefeitura iria pegar em Março e jogar tudo fora e então ele viria buscar antes disso”, disse.

Seu Antonio foi questionado sobre as características do sujeito e seus trajes. “Olha, não sei ler, mas ele estava com uma camisa azul e tinha uma marca em uma faixa na camisa dele. Ele veio sozinho num gol prata. Ele disse que voltaria pra buscar depois com outras pessoas, mas não botei preço não, ele iria dar o preço depois. Como não sou aposentado e tenho problemas de saúde (hérnia), então aceitei o trabalho. Faço outros bicos, como servente, limpo terreno”, lembrou.

Antonio também disse que mora há muito tempo no local. “Moro aqui há 12 anos com minha esposa. Um rapaz que tinha uma oficina aqui pra cima deu autorização pra mim morar aqui. Minha mulher é aposentada da prefeitura e ela paga um terreno. A gente pretende sair daqui e construir no terreno”. Após a entrevista, o Senhor Antonio foi encaminhado a Delegacia de Polícia para prestar o depoimento sobre a ocorrência.

A Rádio Caçula continuará no caso e inclusive divulgará reportagem completa, com vídeo, para tentar elucidar a questão. Acompanhe a nossa programação tanto no site quanto nos 1480 Khz da emissora, que daremos mais detalhes a qualquer momento e também na próxima Segunda-Feira (21) no Programa Toninha Campos e também no Linha Direta com a Notícia, com Romeu de Campos Júnior. Rádio Caçula,compromisso com a comunidade três-lagoense!

Veja fotos do local durante a nossa reportagem:


Tacos empilhados e prontos para a retirada de galpão abandonado da NOB. Fotos Juninho, Marcio Ribeiro e Danilo Bonfim/ Rádio Caçula.

Tenente Coronel José Aparecido Moraes, concede entrevista no local ao repórter Marcio Ribeiro da Rádio Caçula. Foto: Rádio Caçula.

Sr. Antonio Osvaldo Pereira, admitiu que retirou parte dos tacos a mando de um homem branco, forte e que chegou em um gol prata.

https://youtube.com/watch?v=_YD1bW_-9bk

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instalação e Posse de Oficiais da nova diretoria Ordem DeMolay – Capítulo Roberto Ribeiro de Souza N. 460, foi Marcada por emoção e comprometimento

Na noite do último sábado, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Capítulo da Ordem DeMolay, Instalação e Posse de Oficiais,...

Defina Salgado celebra seus 60 anos com elegância e alegria

No último domingo 10 Agosto Defina Salgado celebrou em grande estilo seus 60 anos de vida. Rodeada por familiares, amigos e pessoas queridas, Defina...

Motociclista derruba passageira e foge sem prestar socorro no Santos Dumont

Segundo a Polícia Militar, condutor teria agido intencionalmente após discussão, onde ele fugiu do local sem prestar socorro.