26/10/2013 – Atualizado em 26/10/2013
Por: Assessoria
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Imobiliário, Cerâmica e Montagem de Três Lagoas e Região (Sintricom), felicita todos os trabalhadores da construção civil pelo seu dia que é comemorado hoje (26). Em comemoração a data No sábado dia 2 de novembro será realizado o 1º Torneio Sintricom de Futsal em comemoração ao “Dia do Trabalhador na Construção Civil” na quadra do Sesi em Três Lagoas.
Dia 28 de outubro é celebrado o dia do padroeiro da construção civil, São Judas Tadeu. O Dia do Trabalhador na Construção Civil não é celebrado no mesmo Dia do Santo por causa de negociação entre as entidades representantes da categoria.
O presidente do Sintricom Gilson Brito Frazão, que representa a classe dos trabalhadores na construção civil, está há cerca de 5 meses a frente da diretoria do Sindicato. Da posse até agora, Gilson explica vem buscando caminhos para melhorar a vida profissional de cada associado. “Sou jovem, mas já estou no trecho há muito tempo, sei o que é trabalhar nos canteiros de obras, é muito trabalho e poucas oportunidades de crescimento profissional é essa oportunidade que o Sintricom vai oferecer ao trabalhador, conheço bem de perto a necessidade e as vontades do trabalhador”, conta.
Gilson, explicou que pretende atender os trabalhadores com cursos de qualificação profissional e valorização pessoal, além de fornecer também tratamento de saúde bucal para todos os associados. Atualmente o Sintricom está oferecendo o curso de solda, informática e o tratamento odontológico. Ele também disse que o objetivo é atender o maior número possível de trabalhadores.
O presidente contou ainda, que a antiga sede do Sintricom está sendo reformada e será transformada n um Centro de Treinamento do Trabalhador. Ele acrescenta ainda que a ideia é preparar e qualificar tipos de mão de obra que está em falta em Três Lagoas e na Base Territorial de abrangência do Sintricom. “Em 2014, Três Lagoas provavelmente vai viver um novo “boom” na construção civil, serão mais milhares de empregos no setor da construção”, conta.
Gilson também destacou que os trabalhadores da construção civil estão contribuindo com o crescimento e o desenvolvimento de Três Lagoas, construíram desde as casas populares, até os grandes complexos industriais no município como: IP, Fibria, Sitrel e Eldorado Brasil, além das muitas outras empresas que se instalaram na cidade. A Construção Civil é um o setor que mais emprega em Três Lagoas, milhares de trabalhadores de varias partes do Brasil, principalmente da região norte e nordeste estão vindo para o município em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. O Sintricom tem aproximadamente 8 mil associados.
