24.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Autismo e Três Lagoas adere à celebração

02/04/2018 11h42

No município são atendidos cerca de 100 alunos autistas e alunos com Asperger através do NEE vinculado a SEME.

Por: Da Redação

Podemos dizer que Três Lagoas amanheceu azul nesta segunda-feira (02). Hoje é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, cuja data foi decretada em 2007, pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), onde a cor azul é adotada como símbolo do autismo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças.

Em Três Lagoas, cerca de 98 alunos autistas dentre casos leves, moderados e severos e dois alunos com Asperger são acompanhados pelo Núcleo de Educação Especial (NEE), vinculado ao Departamento Pedagógico da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que dispõe de suporte psicológico, social e pedagógico para ajudar as famílias.

Para fortalecer os espaços de diversidade e igualdade, as técnicas do NEE (entre Psicólogas, Assistente Social e Educadores) desenvolvem para os professores e educadores pedagógicos formação e/ou capacitação, a fim de disponibilizar instrumentos metodológicos adequados que garantam a permanência e inclusão de crianças com necessidade de atendimento especializado.

O AUTISMO

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. O desenvolvimento do indivíduo é afetado em três áreas: comunicação, socialização e comportamento.

O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente relatada pelos familiares, educadores e profissionais que atendem a criança. Um exame psicológico (anamnese) e testes também podem ser empregados a fim de comprovar ou de descartar o laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os principais sintomas que portadores do autismo apresentam são: dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, dificuldades na comunicação verbal, dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas.

SÍMBOLO

Conforme o site “Autismos e o Terapeuta”, a cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino e o quebra cabeça lembra a complexidade do autismo. Já a fita a lembrança da conscientização que, além de trazer o quebra cabeça, suas peças, em cores diferentes, representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é internada após provocar aborto e corpo de bebê é encontrado enterrado em Três Lagoas

Pais foram detidos e bebê teria sido localizado em área industrial na tarde desta terça-feira, 16.

Toninha Campos realiza confraternização com colaboradores e amigos

Evento celebrou um momento especial de reconhecimento e convivência

Circuito Avança Juventude movimenta estudantes e gestores com foco em políticas públicas para jovens

Etapa Região Bolsão do evento estadual reuniu alunos, lideranças e representantes de vários municípios para debater projetos e construir o Plano Estadual da Juventude Três...