24.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Hipertensos e diabéticos participam de ação de educação e prevenção em saúde

27/04/2018 15h38

Foi uma manhã de palestras, aferição de pressão e testes de glicemia, no salão da Igreja São Francisco de Assis.

Por: Da Redação

Na manhã de hoje (27), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Vila Alegre promoveu a ação voltada a hipertensos e diabéticos.

Esta ação, especialmente dirigida às famílias que residem na área de abrangência do Bairro Vila Alegre, foi no salão da Igreja São Francisco de Assis, localizada à Rua David Alexandria de Souza, número 4.011, nesse mesmo Bairro.

Foi uma manhã de ações, programadas para educação e prevenção em saúde, dando atenção especial aos cuidados que a pessoa deve ter para prevenir a hipertensão arterial e a diabetes.

“Desde cedo, tivemos palestras sobre alimentação saudável, diabetes, hipertensão, glicemia e orientações sobre a importância de criarmos hábitos saudáveis de viver, como, por exemplo, criarmos o costume de exercícios físicos diários, a começar por uma simples caminhada”, observou a coordenadora da EACS Vila Alegre, enfermeira Ivone Aparecida Rodrigues Ribeiro.

Junto com o café da manhã, “variado e especial, oferecido a todos”, como mostrou Ivone, foram realizados também testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

EQUIPE

Essa unidade de EACS da SMS de Três Lagoas conta também com a enfermeira Indira de Souza Vilela Santana na partilha de responsabilidades da coordenação de toda a equipe, constituída por 16 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), três técnicas de enfermagem, três médicos clínicos gerais, ginecologista, pediatra, dois dentistas, ajudante de saúde bucal, farmacêutica e atendente de farmácia e quatro servidores do pessoal administrativo.

São mais de 10 mil pessoas, o equivalente a mais de 2,4 mil famílias, residentes nos bairros Vila Alegre, Set Sul, Jardim Alvorada, Quinta da Lagoa, Parque das Mangueiras e Jardim das Américas e outros adjacentes que constituem a extensa área de abrangência desta unidade de Saúde.

Nesta ação, denominada “Hiperdia”, a equipe da EACS Vila Alegre contou também com a parceria de um grupo de estudantes da Faculdade de Enfermagem da Unidade II do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...