31.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de outubro, 2025

Hillary: ameaça do Irã sobre Ormuz é perigosa e provocativa

Internacional – 12/01/2012 – 09:01

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou nesta quarta-feira que as ameaças do Irã de fechar o Estreito de Ormuz são provocativas e perigosas.

“A retórica provocativa do Irã na última semana é bastante preocupante”, disse Hillary a jornalistas ao lado do chanceler do Catar.

“Isso fez com que nós e muitos de nossos parceiros da região ao redor do mundo expressassem ao Irã a natureza provocativa e perigosa das ameaças de fechar o Estreito de Ormuz.”

Autoridades iranianas ameaçaram recentemente bloquear o Estreito de Ormuz se novas sanções das potências ocidentais prejudicarem as exportações de petróleo de Teerã, e disseram que agiriam se os Estados Unidos enviassem um porta-aviões para a área.

Os EUA, que mantêm na região uma frota naval grande e muito mais poderosa do que as forças marítimas iranianas, dizem que vão garantir que as águas internacionais do estreito permaneçam abertas.

O estreito é uma rota fundamental do comércio mundial de petróleo e o único canal de acesso a oito Estados do Golfo Pérsico aliados dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maioria dos jovens que recebiam Bolsa Família em 2012 deixou o programa até 2024, aponta estudo

Levantamento do IMDS revela avanços na mobilidade social de parte dos beneficiários, mas destaca persistência da pobreza e desigualdades regionais no Brasil

Três Lagoas investe em participação digital para melhorar a saúde pública

Alunos do PET-Saúde visitam Ouvidoria do município e propõem inovação tecnológica para fortalecer o protagonismo cidadão no SUS

Polícia Civil prende em Ribas do Rio Pardo suspeito de tentativa de homicídio em Ilha Solteira

Homem de 30 anos, apontado como integrante de facção criminosa, foi capturado em ação conjunta entre as polícias civis de MS e SP.