29.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 6 de junho, 2025

Hidrelétrica de Ilha Solteira vai a 0% no volume de água

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira atingiu nesta quarta-feira (15), 0% do volume considerado útil. Maior usina de São Paulo, ela abastece 70% do País.

O Brasil enfrenta a pior crise hídrica em quase um século, com grande parte dos reservatórios das hidrelétricas abaixo do volume aceitável. Termelétricas foram reativadas, incluindo uma em Campo Grande.

Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) esclareceu que o índice de 0%, não significa que o reservatório está vazio, e se refere apenas à navegabilidade.

“Se considerarmos o nível mínimo de projeto, cuja a cota é 314 metros, o reservatório encontra-se com 56,72% do seu armazenamento. Como autorizado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), o Operador está autorizado a chegar a cota de 314 metros e está comprometido em fazer a melhor gestão de recursos no atual cenário”, diz a nota.

Situação crítica – Na semana passada, o Campo Grande News revelou que Ilha Solteira já operava “no vermelho”, mas o volume do reservatório ainda não representava risco de desabastecimento.

A usina opera em condições excepcionais. Em junho, a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) autorizou o funcionamento, mantendo um nível igual ou superior a 325m.

A CTG Brasil, concessionária que administra a usina, informou em nota, que o nível de 9,54% é referente à navegabilidade, e embora seja um número alarmante, a geração de energia ainda não está comprometida.

“A Usina Ilha Solteira é um hidrelétrica projetada para operar até o nível de 314m, no entanto, com o objetivo de manter-se a operação do Canal Pereira Barreto sem restrições, a sua cota mínima de operação pode chegar até 323,00 m”, esclareceu. A reportagem questionou, à época, o ONS e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para saber se há risco de blecaute ou racionamento, mas não obteve retorno.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto “A Rua é Nossa” traz Aula de Fitdance neste domingo

As atividades estão programadas para acontecer das 6h às 12h na rua Aldair Rosa de Oliveira, localizada na Circular da Lagoa Maior, e são destinadas a crianças de todas as idades.

Jogos Escolares movimentam cerca de R$ 7 milhões no comércio

Para o secretário da SEJUVEL, Walter Dias “Hulk”, os jogos deixaram marcas duradouras em Três Lagoas.

Prefeitura constrói casas para famílias de baixa renda no Violetas

A Prefeitura reforça que não haverá novo cadastramento para este conjunto habitacional específico.