17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Hemosul homenageia doadores no 14 de junho

Nem todo herói usa capa — alguns estendem o braço e doam sangue. No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data dedicada a homenagear quem ajuda a escrever desfechos diferentes para tantas histórias que, sem a doação, poderiam ter terminado cedo demais. Este ano, a data se une à campanha nacional “Um Final Feliz”, reforçando a importância de cada doação para que outras vidas ganhem novos capítulos e recomeços.

Idealizada pelo Instituto Pró-Hemo e promovida pelos Hemocentros Unidos, a campanha foi abraçada por 18 hemorredes estaduais públicas em todo o país, incluindo a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul, que participa ativamente da mobilização. A ação convida a população a assumir o papel principal em histórias reais de superação, onde a doação de sangue representa o ponto de virada para milhares de pacientes que aguardam uma transfusão para continuar lutando.

A campanha tem dois focos principais: reconhecer e valorizar os doadores fidelizados e, ao mesmo tempo, incentivar novas pessoas a se unirem a essa causa essencial. O sangue é insubstituível no atendimento a emergências, no tratamento de doenças e em cirurgias de diversas especialidades — muitas vezes, a transfusão é a única chance de sobrevivência para o paciente.

Nessa época do ano, o inverno costuma trazer desafios extras aos estoques de sangue: as baixas temperaturas, o aumento das doenças sazonais e o período de férias escolares reduzem significativamente o número de doadores. Por isso, iniciativas como essa ganham ainda mais força neste período. “Doar sangue é um gesto de humanidade e empatia. Neste mês, convidamos toda a população a sair da plateia e entrar em cena. O Hemosul está de portas abertas para quem quiser fazer a diferença na vida de alguém”, afirma Marina Sawada Torres, coordenadora-geral da Rede Hemosul.

Para marcar a data com acolhimento e gratidão, as unidades estarão decoradas e quem comparecer para doar receberá pequenos mimos como forma de agradecimento. A campanha valoriza aqueles que já fazem parte dessa corrente solidária e convida novos doadores a estrearem nesse papel transformador.

Junho Vermelho — Criado em 2011 pelo movimento Eu Dou Sangue, o Junho Vermelho é uma campanha nacional que mobiliza a sociedade para a importância da doação voluntária e regular de sangue. O mês ganha ainda mais significado com o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho — data escolhida em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos e do fator Rh, marco essencial para a segurança das transfusões. Também é homenageado por lei estadual que incentiva a visibilidade da causa durante todo o mês.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Crime Choca Três Lagoas: Jovem é Achado Morto e Enterrado em Área de Mata

O corpo de um jovem foi encontrado enterrado no final da tarde deste domingo (21), em uma área de mata próxima a um porto...

Lobo-guará é resgatado pela Polícia Militar Ambiental na Av. Cap. Olinto Mancini em Três Lagoas

Na manhã deste sábado (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará que circulava pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no...

Madrugada fria e neblina marcam o início do inverno em Três Lagoas; temperaturas devem cair ainda mais nos próximos dias.

Três Lagoas registrou uma madrugada de temperaturas baixas neste domingo (21). De acordo com os dados meteorológicos, os termômetros marcaram mínima em torno de...