29.3 C
Três Lagoas
sábado, 22 de novembro, 2025

Hemocentros alertam para baixa adesão em pleno Dia Nacional do Doador de Sangue

Importância da doação de sangue se intensifica no Dia Nacional do Doador.

Hoje, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data criada para homenagear doadores e incentivar a solidariedade. Apesar das campanhas, hemocentros em todo o Brasil relatam queda nos estoques de sangue, especialmente nesta época do ano, marcada por viagens, festas de fim de ano e aumento de acidentes, o que intensifica a demanda por transfusões.

Por que as doações diminuem?

Segundo especialistas, diversos fatores contribuem para a redução no número de doadores. Entre os principais estão a proximidade das férias e festas, que levam as pessoas a priorizarem outras atividades, além do aumento de doenças sazonais, como gripes, que temporariamente impedem as doações. Adicionalmente, a falta de conscientização contínua sobre a importância da doação regular prejudica os estoques, que precisam ser repostos constantemente devido à curta validade de componentes como as plaquetas, que duram apenas cinco dias.

A importância do Dia Nacional do Doador

Instituído pelo Ministério da Saúde, o dia 25 de novembro é uma oportunidade para reforçar o valor da doação. Campanhas em hemocentros destacam que doar sangue é um processo seguro, que não prejudica o doador e pode salvar até quatro vidas com cada doação. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres, a cada três.

Como doar?

Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização dos responsáveis);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
• Não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores.

Os hemocentros, em celebração à data, estão promovendo ações de agradecimento, como lanches e distribuição de brindes, para acolher os doadores regulares e estimular novos voluntários a se unirem a essa corrente de solidariedade.

O Hemosul de Três Lagoas participou da mobilização nacional com uma programação especial nesta segunda-feira. Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade preparou um lanche diferenciado e materiais informativos para acolher os voluntários que compareceram. O hemocentro reforçou o convite para que a população local continue doando nos próximos dias, garantindo que os estoques atendam às demandas da região.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher é estuprada e tem celular furtado após ser arrastada para matagal em Três Lagoas

Vítima de 42 anos foi atacada ao descer de ônibus e Polícia Civil apura o caso para identificar o agressor Uma mulher de 42 anos...

Gestantes de Três Lagoas passam a receber vacina contra vírus que causa bronquiolite grave em bebês

Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório estará nas Unidades de Saúde da Família a partir de dezembro

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Houve aumento de 23% no volume de solicitações Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma...