24 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Hackers agem em hospitais

31/08/2014 – Atualizado em 31/08/2014

Polícia investiga ações de piratas de internet que obtêm dados de pacientes para extorsão

Por: O Dia

Golpes de quadrilhas que praticam estelionatos contra familiares de enfermos, muitos em fase terminal, viraram epidemia no país, onde até unidades públicas viraram alvos.

O delegado-titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, descobriu ligação dos estelionatários com o crime organizado e investiga a possível participação de traficantes e dos chamados ‘piratas de internet’ nas investidas. O hospital espalhou cartazes de alerta contra golpistas nos corredores.

“Atualmente, poucos hospitais utilizam papel para o armazenamento de dados. Meios digitais, chamados de prontuários eletrônicos, agrupam todos os dados dos pacientes e seus respectivos médicos, contatos de parentes, lista de medicamentos e detalhes de doenças. Essas informações nas mãos de criminosos, que têm ramificações no Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Paraná, são um perigo”, alerta Furtado, que pediu ajuda à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Propriedade Imaterial (DRCPIm) do Rio para investigar o assunto.

Indícios do envolvimento de hackers nos golpes passaram a ser apurados pela polícia diante da precisão das informações recebidas por familiares de doentes nos telefonemas. “Minha impressão era que quem estava ao telefone, se passando pelo médico que atendeu meu marido, tinha o prontuário dele em mãos, tamanha a gama de detalhes de nossa vida particular”, diz X., de 76 anos, esposa de Y., 73, que sofre de câncer e desembolsou pouco mais de R$ 10 mil por um remédio que nunca chegou.

O depósito foi feito numa conta da Caixa Econômica, em nome de uma mulher identificada como Luciana Ramos Alves, em Três Lagoas (MS). A polícia descobriu que Luciana tem ligação com o tráfico de drogas, já tendo cumprido pena.

Foto: O dia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...