35.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de dezembro, 2025

Grupo os Castilhos Estrela Guia tentam manter viva a tradição da Folia de Reis

19/08/2015 – Atualizado em 19/08/2015

Por: Redação

A Folia de Reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos, sendo o dia 6 de janeiro reservado para o grande dia de festejos, mas a tradição se expandiu e a apresentação da Folia de Reis é realizada durante todo o ano. A Folia de Reis mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas cidades de pequeno e médio porte.

Em Três Lagoas (MS), um dos mais importantes representantes dessa tradição é o folião Waldemar Martins Castilho, conhecido popularmente por Castilho, coordenador do grupo “Os Castilhos Estrela Guia”.

Castilho concedeu entrevista e falou sobre a tristeza em perder seu amigo Marcos Marques, componente do grupo, que atuou junto a ele por mais de cinquenta anos, falou também sobre a alegria de estar na ativa participando das caminhadas e festas com muita fé e compromisso com as famílias, e enfatizou a esperança de manter viva a tradição da Folia de Reis na cidade.

Segundo Castilho, o grupo de Folia de Reis “Os Castilhos Estrela Guia” conta atualmente com doze integrantes na parte musical e dois palhaços que representam a proteção ao menino Jesus Cristo. O grupo tem composições próprias e atua durante todo o ano, basta que as pessoas interessadas façam o convite, e a apresentação é totalmente de graça.

Castilho ressaltou a necessidade de ações para garantir a tradição na cidade, que chegou a ter oito grupos de Folia de Reis e hoje conta apenas com dois grupos em atividade.

“Temos que resgatar a tradição da Folia de Reis, tem muitos cantores na cidade e se alguém se interessar em participar do grupo, deve se dirigir até a Rua Antônio Estevão Leal, número 921 no Bairro Paranapungá ou no telefone 67 9135 1361”, finalizou Castilho.

Waldemar Martins Castilho, grande defensor da tradição da Folia de Reis

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

DAM de Três Lagoas divulga balanço de 2025 com recorde de medidas protetivas

Levantamento aponta redução de 93% no número de inquéritos em andamento e reforça a eficiência da atuação policial no combate à violência doméstica e de gênero.

Fiscal da SES alerta sobre riscos do bronzeamento artificial e reforça ações do “Dezembro Laranja” em MS

Matheus Pirolo, em entrevista destacou que 12 máquinas ilegais foram retiradas de circulação em 2025 e alertou sobre os perigos do câncer de pele.

‘Mais grave que a Lava-Jato’, afirma Marcos Pollon após protocolo de impeachment contra Alexandre de Moraes

Interrompendo o recesso parlamentar, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da reunião de emergência da bancada de oposição na Câmara dos Deputados, na...