Educação – 27/04/2013 – 11:04
O presidente da Fiems participou da cerimônia de inauguração da unidade e da abertura nacional da safra de cana-de-açúcar 2013/2014
Durante a cerimônia de inauguração da Usina Ivinhema, do Grupo Adecoagro, realizada nesta sexta-feira (26/04) no município de Ivinhema, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, garantiu o apoio integral da Agência de Formação Profissional do Senai na cidade para atender as demandas da indústria sucroenergética. “O início de operação dessa unidade do Grupo Adecoagro fortalece ainda mais o segmento sucroenergético sul-mato-grossense, que já tem uma participação significativa no setor industrial do Estado”, declarou.
Sérgio Longen recordou que em agosto de 2011 participou do lançamento oficial da Usina Ivinhema e, na época, comprometeu-se em implantar uma agência de formação profissional do Senai na cidade para atender a unidade. “Menos de um ano depois, em julho do ano passado, inauguramos a Agência, que, ao longo do primeiro ano de funcionamento, ofereceu 14 cursos, incluindo 3 de nível técnico, dos quais 2 foram abertos exclusivamente para o Grupo Adecoadro. Para este ano, estamos disponibilizando mais 13 cursos com um total de 1.334 vagas gratuitas”, informou.
Ele acrescenta ainda que a Agência de Formação Profissional do Senai em Ivinhema, que ocupa o antigo prédio da Someco (Sociedade de Melhoramento e Colonização), conta com 5 salas de aula, 1 sala de informática equipada com 30 computadores, biblioteca com livros específicos dos cursos oferecidos, 1 laboratório de química para 30 alunos e 1 oficina didática de mecânica, além de banheiros adaptados e pátio com estacionamento para as unidades móveis do Senai.
A usina
O diretor internacional do Grupo Adecoagro, Marian Bosch, destacou, na cerimônia de inauguração da Usina Ivinhema, que a empresa agrícola é líder na América do Sul, possuindo mais de 283 mil hectares de terras agrícolas e várias instalações industriais distribuídos pelas regiões mais produtivas do Brasil, Argentina e Uruguai, onde produz mais de 1 milhão de toneladas de produtos agrícolas. “Hoje, a unidade da Adecoagro em Ivinhema possui 3.781 empregados diretos, mas a previsão após a conclusão do projeto é que sejam criados mais 1.360 postos de trabalho diretos”, revelou.
Já o diretor do Grupo Adecoagro no Brasil, Marcelo Vieira, ressaltou que a unidade de Ivinhema contou com investimento de aproximadamente R$ 488,6 milhões financiados pelo BNDES e o seu projeto de implantação inclui a instalação de uma unidade de co-geração de energia elétrica com capacidade de 120 megawatts (MW) e linha de transmissão associada. Ele destacou também que a nova unidade tem capacidade de moagem de 2 milhões de toneladas de cana nesta primeira fase de implantação e, completa, processará 6 milhões de toneladas, que, somada à unidade de Angélica, atingirá 10 milhões de toneladas por safra.
O presidente da Biosul, Roberto Hollanda, reforçou que o Estado já é um polo sucroenergético do país e que o evento marcou a abertura nacional da safra nacional cana-de-açúcar 2013/2014. “Para este ano, apenas Mato Grosso do Sul tem a expectativa de moer 18,3% a mais do que na safra anterior, o equivalente a cerca de 44,1 milhões de toneladas de cana. A produção de etanol deve chegar a 2,35 bilhões de litros, um crescimento de 22,8% em relação à 2012/2013, enquanto a produção de açúcar aumentará em 26,1% com a oferta de 2,19 milhões de toneladas”, detalhou.
O evento também teve as presenças do governador André Puccinelli, do senador Waldemir Moka, do deputado federal Geraldo Resende, da secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, entre outras autoridades.
Fonte: Assessoria de Comunicação